Home Palmitense conquista o 2º lugar na Expoepi

Palmitense conquista o 2º lugar na Expoepi

Última atualização 6 de julho de 2017 - 10:24:29
Esteve participando entre os dia 27 a 30 de junho de 2017 a Assistente Social Rosângela Nascimento em Brasília/DF da 15ª EXPOEPI; Amostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia em PrevençÃo e Controle de Doenças, Evento realizado através da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde . Tendo como objetivo debater temas relevantes para a Saúde Pública e premiar as melhores experiências dos serviços de saúde do SUS , além de valorizar os profissionais e Movimentos Sociais que contribuíram para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde.
Rosângela Nascimento participou do evento na modalidade: apresentando a experiência do Movimento das Mulheres Camponesas de Palmitos/SC (MMC) e como estas estÃo contribuindo para o aprimoramento da vigilância em saúde, com o trabalho intitulado: Mulheres camponesas no Oeste de Santa Catarina: a vigilância em saúde ambiental por meio de praticas integrativas –
O trabalhou que representa o Movimento da Mulheres Camponesas, contou também com os autores, a Fitoterapeuta senhora Edel Schenneider, a professora do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Jane KelLy Oliveira Friestino e o representante da Epagri, José Neri Otto.
A mostra competitiva dos trabalhos apresentados na ExpoEpi premia os melhores trabalhos, e o de Palmitos conquistou o prêmio de segundo melhor na categoria Ações desenvolvidas por movimento social que contribuíram para o aprimoramento da vigilância em saúde.
Durante a apresentaçÃo na expoepi foi demonstrado que a utilizaçÃo de plantas medicinais no tratamento de afecções e doenças, os cuidado e uso do solo e com os impactos ambientais das atividades agrárias; destino dos resíduos, uso de plantas medicinais; rodas de conversas sobre substância químicas , toxicológicas e principio farmacológicos das plantas, bem como a forma segura e correta da colheita, armazenamento, preparo e posologia.
Os encontros dos Grupos que compõem o MMC sÃo momentos que proporcionam a aproximaçÃo com a saúde que evitaram políticas ou técnicas inadequadas à populaçÃo e seu meio ambiente.
Rosângela falou que este amostra apresentada é o resultado de 20 anos de incentivos e a muito trabalho realizado voluntariamente pela Fitoteraupeuta a senhora EDEL SCHENNEIDER, DO MOVIMENTOS DA MULEHRES CAMPONESAS; hoje em nosso município temos constituído 08 grupos de mulheres, sendo 6 na área rural e 2 na área urbana da cidade. O pioneirismo é marcado pelo grupo Aroma Flor da comunidade da Linha Santa Terezinha. O prêmio qualificou o trabalho e incentiva à comunidade a continuar os trabalho para o bem da saúde da populaçÃo.

deixe seu comentário