Teste rápido para HIV chegará às farmácias de SC até o final de julho
Última atualização 5 de julho de 2017 - 09:26:11
Até o final de julho, chegará às farmácias de Santa Catarina o teste rápido para HIV.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou em maio o primeiro autoteste para detectar o HIV a ser comercializado em farmácia, como outros testes comuns.
O Action, nome comercial do produto, é fabricado pela empresa Orangelife Comércio e Indústria e dá o resultado em até 20 minutos.
O produto começou a ser comercializo no Rio de Janeiro e na próxima semana chega em SÃo Paulo e no Espírito Santo.
No restante do território nacional, será vendido até o fim do mês.
O teste funciona com a coleta de gotas de sangue, semelhante aos testes já existentes para mediçÃo de glicose por diabéticos. O resultado aparece na forma de linhas que indicam se há ou nÃo presença do anticorpo do vírus HIV. A presença do anticorpo mostra que a pessoa foi exposta ao vírus que provoca a Aids.
O produto inclui o dispositivo de teste, um líquido reagente, uma lanceta (específica para furar o dedo), um sachê de álcool e um capilar (um tubinho para coletar o sangue). O resultado leva de 15 a 20 minutos para ficar pronto.
O preço para o consumidor estimado pelo fabricante varia entre R$ 60 e R$ 70
O autoteste demonstrou sensibilidade e efetividade de 99,9%. É importante lembrar que a presença do HIV só pode ser confirmada 30 dias depois da exposiçÃo ao vírus – seja ela por relaçÃo sexual, transfusÃo de sangue, compartilhamento de seringas ou demais formas de transmissÃo do HIV.
Esse período é o tempo que o organismo precisa para produzir anticorpos em níveis que o autoteste consiga detectar.
Se o resultado for negativo, a recomendaçÃo é que o teste seja repetido 30 dias depois do primeiro teste e outra vez após outros 30 até completar 120 dias da primeira exposiçÃo.
deixe seu comentário