Mondaí decreta situação de emergência após registrar R$5 milhões em prejuízos na agricultura
Última atualização 16 de junho de 2017 - 14:37:45
Autoridades da AdministraçÃo Municipal, se reuniram com representantes da Defesa Civil, e outras entidades do município,nesta semana a fim de tratar assuntos referentes aos estragos causados pelas fortes chuvas que predominou na regiÃo por vários dias.A reuniÃo aconteceu no gabinete do Prefeito, Valdir Rubert, na manhà da última segunda-feira 12.
Durante a reuniÃo levantou-se a possibilidade de decretar situaçÃo de emergência e ficou definido que seriam feitos os levantamentos e análises necessárias para confirmar a necessidade de decreto ou nÃo.
De acordo com o Coordenador Municipal da Defesa Civil, e Secretário do Departamento Rodoviário Municipal (DRM), Luís Afonso Spielmann, o município teve muitos prejuízos em infraestrutura, principalmente nas estradas do interior e no setor agrícola.Na manhà desta quarta-feira, ele informou a reportagem do Expresso d’ Oeste que o prefeito havia confirmado o decreto. “Tivemos uma perda estimada de R$5milhõesna agricultura do município, sendo que a produçÃo de soja foi praticamente toda perdida e também afetou25% da produçÃo de milho, que em sua maior parte era utilizado para a silagem, o que acaba afetando a bacia leiteira do município também”, anuncia. Ele destaca que as estradas do interior foram muito danificadas e atrapalhou o escoamento de animais de abates como aves e suínos, o que também prejudicou os produtores.A decisÃo do município decretar, ou nÃo, situaçÃo de emergência foi confirmada a reportagem pelo prefeito Dile. “Com a situaçÃo for decretada, iremos em busca de recursos para recuperar os estragos, junto a Defesa Civil Estadual, que irá analisar a aprovaçÃo”, explica o prefeito.
RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS
A AdministraçÃo Municipal, por meio, do Departamento Rodoviário Municipal (DRM), continua com trabalhos intensos para recuperar o que a chuva danificou, em vários pontos do município.
O vice-prefeito, AlzirSlaviero, e o Secretário do DRM, Luís Afonso Spielmann, estÃo realizando o acompanhamento dessas obras. De acordo com Alzir, o acompanhamento dos trabalhos é muito importante, “para que possamos ver de perto, se os serviços estÃo atendendo as necessidades do município, e também podemos fazer uma vistoria, para saber, quais os locais que precisam de reparos”, frisa. As atividades emergenciais continuam em vários pontos das Comunidades de Linha Capoeirinha, Linha Bonito, Linha Catres e Linha Capivara, com colocaçÃo e assentamento de cascalho, limpezas e recuperaçÃo de bueiros destruídos pela enxurrada.Na área urbana, seguem os serviços de limpezas, recolha de galhos e entulhos, por meio de uma empresa terceirizada.
deixe seu comentário