Palmitos desenvolve a Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico
Última atualização 29 de maio de 2017 - 11:33:27
A AdministraçÃo Municipal de Palmitos está realizando, com o apoio da AssociaçÃo Comercial e Industrial de Palmitos e Câmara Dirigentes Lojistas (ACIP/CDL), um projeto para a coleta do lixo eletrônico no município. Esse projeto, segundo os organizadores, garante a destinaçÃo correta dos equipamentos descartáveis. A campanha será desenvolvida na segunda-feira, dia 29, na Praça Carlos Culmay, das 8h às 18h.
Segundo o vice-prefeito de Palmitos, Mario Peiter, o projeto será realizado o ano todo, com dias especiais para a coleta do lixo eletrônico. Ele menciona que as pessoas que têm equipamentos eletrônicos descartáveis podem leva-los até a ACIP/CDL, prefeitura ou no dia especial da coleta. O projeto conta com a parceria da empresa Reciclagem de Eletrônicos Chapecó – REC.
Os itens que serÃo coletados sÃo: ar condicionado, aparelho de DVD, bateria de veículos, catalisador de veículo, celular, climatizador, computador, televisor, fogÃo a gás ou a lenha, forno elétrico, micro-ondas, impressora, pilhas e baterias, ventilador, máquina de lavar, secadora, eletrodoméstico em geral. Peiter acrescenta que existem itens que sÃo cobrados, por se tratarem de contaminantes e com custos altos para destinaçÃo correta, que sÃo: lâmpadas (0,80 a unidade), monitores e televisores abertos (R$ 20 a unidade) e máquina de lavar roupa, geladeiras e freezers sem motores (R$ 30 a unidade).
O vice-prefeito destaca que com o aumento de equipamentos eletrônicos, novas tecnologias e a alta substituiçÃo houve um grande número de descarte deste material no meio ambiente. Ele acrescenta que esses equipamentos possuem substâncias químicas em sua composiçÃo, que podem provocar contaminaçÃo do solo e água, provocar doenças graves, além de demorar um tempo para se decompor.
deixe seu comentário