Home Comissão de Trânsito realiza reuniões semanais para debater o estacionamento

Comissão de Trânsito realiza reuniões semanais para debater o estacionamento

Última atualização 12 de maio de 2017 - 14:47:52
A ComissÃo Municipal de Trânsito de Palmitos organizou outra reuniÃo para debater a situaçÃo do estacionamento na Avenida Brasil. O encontro foi realizado na sexta-feira, dia 05, na Câmara Dirigentes Lojistas (CDL). Segundo o coordenador de trânsito da entidade, Nilson Rigoni, a reuniÃo foi o início da açÃo para solucionar a falta de estacionamento em alguns pontos da cidade.
Rigoni explanou sobre a ideia principal é atender a pesquisa que os associados da AssociaçÃo Comercial e Industrial de Palmitos (ACIP) responderam. Nesta pesquisa, 85% dos associados responderam o que poderia ser feito para melhorar o trânsito na cidade. “Os associados percebem que o trânsito está caótico”, ressalta.
A partir dessa reuniÃo foi desenvolvido um projeto sobre as atitudes a serem tomadas para resolver o problema. Rigoni menciona que o primeiro passo foi indagado sobre as deliberações que a comissÃo vai ter. “Todos os membros chegaram na conclusÃo que todas as deliberações tem que ser unanime, ou seja, por ser um trabalho comunitário e que nÃo envolve interesse particular e sim da comunidade ou de interesse coletivo”, declara.
Segundo o coordenador, o primeiro foi decidido executar reuniões setoriais com os proprietários de estabelecimentos comerciais e residenciais de cada quadra que esteja situada na Avenida Brasil. As reuniões iniciam no dia 16 de maio, onde os proprietários podem sugerir alternativas para melhorar o trânsito no município. Paralelamente as reuniões, será veiculada uma campanha publicitaria para conscientizar a populaçÃo.
Rigoni frisa que um dos fatores que interferem na trafegabilidade do trânsito, é cultural. “O que pretendemos mostrar é que: o dono de determinado comércio nÃo precisa vir com o seu veículo e deixar estacionado o dia todo em frente ao seu estabelecimento ou do concorrente, mas também nÃo podemos criar uma situaçÃo embaraçosa”, menciona.
Ele frisa que a ideia é motivar as pessoas em sugerir alternativas. “Temos alguns pontos já verificados, de proprietários que tem terrenos baldios no decorrer da Avenida Brasil, que poderá ser um local onde o funcionário e proprietário poderá deixar o seu veículo”, declara. Ele menciona ainda, sobre o pagamento pelo estacionamento, que conforme Rigoni “é penalizar o sujeito, eu acredito que se o comércio ajudar com R$ 50 por mês para o proprietário desse terreno baldio, o comerciante ganha, pois terá o espaço vago em frente ao seu estabelecimento”, indica.
Rigoni espera que a populaçÃo use o bom senso para resolver esse problema. “É um trabalho comunitário em prol de toda a sociedade, por isso as decisões terÃo que ser unanimes”, declara. As reuniões serÃo realizadas semanalmente, e após será realizado um encontro com todos os comerciantes e proprietários urbanos para debater o assunto.

deixe seu comentário