Home CRIANÇA PODE USAR MAQUIAGEM?

CRIANÇA PODE USAR MAQUIAGEM?

Última atualização 2 de março de 2017 - 11:15:59
Uma pergunta frequente quando se fala de maquiagem, é se criança pode usar. Segundo a médica dermatologia da Clínica La Forme, Daniella Fukumaru, elas podem usar, mas se os pais puderem retardar o uso melhor.
Daniela ressalta que existem produtos específicos para pele infantil, contudo, o uso deve ser eventual e nÃo frequente. “A pele é mais sensível, é mais fina, entÃo é melhor retardar ao máximo o uso de maquiagem”.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é o órgÃo que regula as marcas e há produtos que sÃo destinadas para esse público. A Agência lançou uma consulta pública com novas regras para 33 cosméticos infantis, destinados ao público de 0 a 12 anos, liberando a entrada de desodorantes e sombras neste segmento do mercado.
Pelas novas regras, a sombra, assim como o batom e o brilho labial, podem ser usados por crianças a partir de 3 anos, desde que aplicados por um adulto. A partir dos 5, a própria criança poderá manipular os produtos, mas ainda com supervisÃo do responsável.
A médica dermatologista sugere que batons ou gloss infantis a base de frutas sÃo mais recomendados. O uso inadequado pode provocar dermatite de contato, pois algumas substâncias desses produtos podem causar irritaçÃo. “A área da pálpebra é bem sensível, por isso sombra, rímel e lápis podem irritar mais”.
O esmalte deve seguir o mesmo raciocínio, sempre utilizando produtos mais leves e voltados para o público infantil. “Muitas vezes quando a criança está com uma irritaçÃo na pálpebra, ao investigar percebemos que ela está usando um esmalte inadequado”.
Uma idade mínima para ser usado como rotina é aos 12 anos de idade. “É claro que é difícil segurar até essa idade, por isso que recomendamos usar produtos hipoalérgicos e, principalmente, higienizar a pele depois do uso. Cada vez vemos mais os casos de acne cosmética, que é quando antecipamos a acne na criança pelo uso excessivo de produtos inadequados”.
Sobre o protetor solar, o recomendado é a partir dos seis meses, antes disso evitar o sol. Já o repelente é permitido a partir dos dois anos de idade, mas existem loções para mosquitos que podem ser usados a partir dos seis meses de idade.
NÃo há restrições em utilizar os produtos de limpeza para lavar roupa de crianças, porém, há casos de crianças que tem uma pele mais sensível, nesses a utilizaçÃo deve ser evitada.
Daniella orienta os pais para nÃo exagerarem nos produtos que usarem nas crianças. “Usar maquiagem para um evento especial sempre com moderaçÃo e nunca como rotina”.
FILTRO SOLAR CAUSA POLÊMICA
De acordo com o Jornal Extra, uma mÃe de Queensland, na Austrália, disse que um protetor solar causou uma erupçÃo terrível em seu bebê que precisou ficar internado por duas noites. Jessie Swan afirmou nas redes sociais que o filho de três meses nÃo estava no sol, e que a vermelhidÃo foi causada quando ela levou o bebê ao ar livre após passar um protetor fator 50, da Peppa Pig, de uma ONG que combate o câncer. “NÃo compre esse protetor solar. Ele nÃo estava no sol, ele estava simplesmente ao ar livre, entÃo eu coloquei o protetor nele só para prevenir”, afirmou a mÃe ao divulgar a foto do menino nas redes sociais. O caso teve muita repercussÃo, e outros pais afirmaram que os filhos tiveram reações ao produto, mas nenhuma tÃo severa.
Daniella esclarece que a mÃe usou o protetor em uma criança de 3 meses, quando a idade permitida é a partir dos 6 meses. Para ela, a irritaçÃo pode ter sido causada por nÃo obedecer à idade indicativa.

deixe seu comentário