Home Unimed Extremo Oeste conquista Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade

Unimed Extremo Oeste conquista Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade

Última atualização 3 de fevereiro de 2017 - 16:35:39
A Unimed Extremo Oeste recebe o Selo Prata de Governança e Sustentabilidade – EdiçÃo 2016, concedido pela Unimed do Brasil. 208 cooperativas se inscreveram, mas somente 181 concluíram o processo. Deste número, 19 Unimeds conquistaram o selo ouro, 101 o nível prata e 25 o nível bronze. Para conquistar a certificaçÃo, a Unimed Extremo Oeste teve que cumprir etapas em curto prazo, em que os requisitos relacionados às boas práticas de responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e governança foram avaliados.
As etapas se iniciaram na inscriçÃo, em que a cooperativa participante só era aceita mediante atendimento dos pré-requisitos. Na sequência foi necessário elaborar o Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (IEGEE), confeccionado por meio da Calculadora de CO2, ferramenta disponibilizada pela Unimed do Brasil.
Continuando o processo de participaçÃo, foi preciso enviar o balanço social, que foi submetido à análise e aprovaçÃo da área de acompanhamento econômico-financeiro da Unimed do Brasil. Para finalizar, a cooperativa tinha que responder um questionário e enviar as evidências que comprovassem as ações citadas. “Decidimos participar do processo para a obtençÃo do selo, pois uma certificaçÃo como esta, pautada em princípios de governança e sustentabilidade era a melhor maneira de obtermos o reconhecimento das boas práticas adotadas pela Unimed Extremo Oeste”, explica Anne Cristina Werlang Signor, Gerente da Unimed Extremo Oeste.
O processo de avaliaçÃo contou com vários profissionais de diferentes áreas, indistintamente, estavam envolvidos durante o processo de definiçÃo e coleta das evidências para a captaçÃo das informações. Anne ressalta que a certificaçÃo integrou aspectos de governança e gestÃo na perspectiva da sustentabilidade e também incorporou novos parâmetros de avaliaçÃo alinhados às boas práticas de mercado. Aliados a essa perspectiva, novos requisitos, especialmente o equilíbrio econômico-financeiro, foram considerados para o resultado final.
Olhando para o futuro, a gerente da Unimed Extremo Oeste conta que a conquista do Selo Prata de Governança e Sustentabilidade – EdiçÃo 2016, concedido pela Unimed do Brasil representa que a cooperativa está no caminho certo, mantendo-se em conformidade com as regulamentações determinadas pela Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS), desenvolvendo boas práticas de gestÃo conectadas ao dinamismo do cenário do mercado e trabalhando na consolidaçÃo de um modelo de governança cooperativista, ético e transparente. “Para a próxima ediçÃo, o objetivo é avançar na obtençÃo de outras categorias do selo de governança e sustentabilidade”, finaliza.

deixe seu comentário