Curso de liderança, gestão e empreendedorismo da Epagri forma 62 jovens
Última atualização 21 de outubro de 2016 - 10:10:03
REGIÃO
Com o objetivo de incentivar a permanência dos jovens nas propriedades rurais, as regionais da Epagri de SÃo Miguel do Oeste e Palmitos, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional de SÃo Miguel do Oeste, Itapiranga, Dionísio Cerqueira, Palmitos e Maravilha, formaram mais 62 jovens curso “FormaçÃo em Liderança, GestÃo e Empreendedorismo com Jovens: sucessÃo familiar”. As formaturas foram realizadas no auditório do Centro de Treinamento da Epagri de SÃo Miguel do Oeste (Cetresmo).
SÃo jovens dos municípios de Santa Helena, Tunápolis, Belmonte, Flor do SertÃo, Romelândia, SÃo Miguel da Boa Vista, Maravilha, Iraceminha, SÃo JoÃo do Oeste, Paraíso, Palma Sola, Modelo, Bom Jesus do Oeste, Caibi, Serra Alta e Cunha PorÃ. A capacitaçÃo iniciou em fevereiro e aconteceu em oito etapas, de três dias cada.
A gerente de administraçÃo, LianiSehnem, da Agência de Desenvolvimento Regional de SÃo Miguel do Oeste, lembra a importância da sucessÃo familiar. “É muito bom vermos jovens interessados na sua permanência nas propriedades, principalmente as mulheres que hoje estÃo liderando o processo de desenvolvimento da renda familiar”, afirma.
O jovem Lucas Friedrich de Cunha PorÃ, ficou longe da propriedade de seus pais por cinco anos. Neste período trabalhou em fábricas e se formou em História. Há mais de dois anos, retornou para o interior. “NÃo voltei antes por resistência dos meus pais que passaram por períodos difíceis na agricultura. Com o adoecimento do meu pai, tive a oportunidade de voltar e mostrar a eles o quanto nossa propriedade pode ser rentável”, lembra.
O curso foi realizado com recursos do Governo do Estado, por meio do Programa SC Rural. Foram 240 horas aulas gratuitas. Os temas tratados nos encontros sÃo: formaçÃo social, liderança, relacionamento humano, desenvoltura pessoal, formaçÃo técnica nas áreas de produçÃo econômica da propriedade e formaçÃo na área de administraçÃo rural – gestÃo financeira. Partes das aulas aconteceram no Cetresmo e outras nas propriedades e comunidades dos participantes
deixe seu comentário