Home Servidores da saúde participam de palestra sobre influenza

Servidores da saúde participam de palestra sobre influenza

Última atualização 2 de setembro de 2016 - 15:04:24
REGIÃO

O auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Palmitos esteve lotado no dia 29 de julho, para ouvir o médico infectologista Hugo Noal, em palestra sobre o Manejo da Influenza, comumente conhecida como gripe. Médicos, secretários de saúde, enfermeiro e técnicos de enfermagem dos municípios que compreendem a abrangência da regional participaram do evento que contou, ainda, com palestra de profissionais da Vigilância Epidemiológica e AtençÃo Básica da Gerência de Saúde de Chapecó.
A palestra, organizada pela Gerência de Saúde da ADR de Palmitos, faz parte de uma orientaçÃo da Secretária de Estado da Saúde, para alertar os profissionais da Vigilância Epidemiológica, da AtençÃo Básica, das Unidades de Pronto Atendimento e dos hospitais de referência sobre a importância do início imediato do tratamento dos pacientes que apresentarem os sintomas de gripe, que sÃo febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço, dor muscular e coriza, conforme previsto no protocolo do Ministério da Saúde.
De acordo com o boletim divulgado na sexta-feira, 15 de julho, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, desde o início do ano, a gripe já provocou a internaçÃo hospitalar de 647 pessoas. De todos esses casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, em 634 deles a causa foi o vírus Influenza A (H1N1), ou seja, 98% dos casos.
Os dados do informe indicam que vem ocorrendo um comportamento atípico do vírus Influenza em 2016, com aumento do número de casos já nos meses de março e abril. Nos anos anteriores, a maior circulaçÃo do vírus acontecia entre maio e agosto.“Proporcionamos a palestra com o médico Hugo Noal, referência na área, para que os profissionais da saúde de todos os municípios pudessem esclarecer suas dúvidas quanto à influenza e, principalmente, as medidas de prevençÃo e tratamento que devem ser utilizadas”, explicou o gerente de saúde, Claudecir Camargo

deixe seu comentário