Agricultoras de São Carlos trocam sementes e mudas
Última atualização 2 de setembro de 2016 - 14:45:29
SÃO CARLOS
Cerca de 40 agricultoras de SÃo Carlos se reuniram para trocar sementes e mudas de plantas medicinais, hortaliças, grÃos, cereais, entre outros. O encontro foi no dia 20 de julho, na propriedade de Valdemir e Zuleica Kern, na comunidade de Alto SÃo Pedro, onde a família mantém o horto de plantas medicinais do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).
O objetivo do evento foi valorizar a produçÃo de alimentos e plantas bioativas na propriedade, todas feitas no cultivo orgânico. Com o apoio da Epagri, a família implantou uma Unidade de Referência Educativa, onde sÃo produzidas mudas de plantas medicinais, de hortaliças e de outras plantas para manutençÃo de variedades, como o arroz de sequeiro.
FeijÃo, arroz de sequeiro, melÃo (ou pepino) de neve, abóbora, moranga, cebola família, cará do ar, cará da terra, amendoim, pipoca, batata yacon, bucha vegetal, batata doce, gengibre, açafrÃo, zedoária, chia, linhaça, gergelim foram algumas das espécies apresentadas pelas mulheres. Outro destaque forama as sementes crioulas, espécies saudáveis e resistentes como pipoca, milho, salsa e cenoura.
Também chamou a atençÃo a semente de moringa, trazida pela agricultora LoraineLauschner. A árvore dessa planta possui folhas nutritivas e sementes popularmente utilizadas para filtrar a água. Outra espécie curiosa apresentada no dia foi o porongo em forma de ovo, de casca muito dura. Segundo a agricultora Salete Heinen, antigamente era utilizado para estimular as galinhas a por ovos.
As mulheres também participaram de uma oficina ministrada pelos extensionistas da Epagri Paulo Menoncini e Lilian Castelani, que apresentaram receitas para tratamento orgânico para horta e pomar. A oficina incluiu o preparo do substrato orgânico e uma reflexÃo sobre a qualidade e a conservaçÃo do solo.
O evento foi promovido pela Epagri e contou com o apoio da Departamento de Assistência Social, Grupo de Plantas Medicinais e Movimento de Mulheres Camponesas.
deixe seu comentário