Home Retrocessos do atual governo é tema de encontro em Palmitos

Retrocessos do atual governo é tema de encontro em Palmitos

Última atualização 5 de agosto de 2016 - 14:41:51
REGIÃO – Debate, sugestões e formaçÃo fizeram parte da reuniÃo realizada pela Secretaria de Políticas Sociais da Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina (CUT/SC) na segunda-feira, dia 1ª, na sala de reuniões da prefeitura de Palmitos. O público alvo eram sindicalistas, representantes de movimentos sociais, entre outros.
O encontro contou com uma breve apresentaçÃo dos presentes e em seguida iniciou o debate sobre a conjuntura nacional da política brasileira, processo de impedimento da presidenta afastada Dilma Rousseff, a opressÃo que os movimentos sociais vem sofrendo, a pouca mobilizaçÃo da populaçÃo para as causas sociais, reforma política, a postura e cobertura da mídia, as conquistas dos direitos trabalhistas e as medidas de flexibilizaçÃo desses direitos.
De acordo a representante da CUT na regiÃo, Elivane Secchi, o debate foi de suma importância, pois mostrou a preocupaçÃo dos representantes dos movimentos sociais em relaçÃo as Propostas de Emenda à ConstituiçÃo (PECs), e Projetos de Leis que estÃo colocando em risco todas as conquistas da classe trabalhadora. Com isso, ela ressalta, que é necessário unir as forças trabalhistas contra os retrocessos do governo atual de Michel Temer (PMDB).
Dentre os agravos, Elivane cita a terceirizaçÃo do trabalho em todas as atividades, aposentadoria com idade mínima de 65 anos, a PEC 241, que determina que nÃo será mais as necessidades do trabalhador que determinará os investimentos em saúde, educaçÃo e demais políticas públicas e sim a inflaçÃo. Corte de gastos em programas sociais, como Minha Casa Minha Vida e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O grupo decidiu algumas medidas para informar a populaçÃo, dentre elas a panfletagem de um material explicativo sobre as medidas que vÃo contra o trabalhador e também uma conversa com a sociedade com o objetivo de esclarecimento. Está previsto para o dia 15 de setembro uma Plenária Frente Brasil Popular em Chapecó, e após uma possível greve.

deixe seu comentário