Home Sicoob Credial avalia entrega da ‘Cartilha Sicoobizinho’ como uma das principais ações da Cooperativa no ano de 2015

Sicoob Credial avalia entrega da ‘Cartilha Sicoobizinho’ como uma das principais ações da Cooperativa no ano de 2015

Última atualização 22 de julho de 2016 - 10:19:02
REGIÃO – Dentre os princípios do cooperativismo está abordar a educaçÃo cooperativista, manter contato, construir uma cultura de cooperaçÃo na comunidade em que a cooperativa atua. E foi buscando cumprir com esses princípios, que o Sicoob Credial deu continuidade no último ano, ao projeto Sicoobizinho nas escolas.
Durante todo o ano de 2015, profissionais do Sicoob Credial, realizaram a entrega de seis mil cartilhas do “Sicoobizinho” em 30 escolas que representam os nove municípios de abrangência da cooperativa. Conforme o presidente do Sicoob Credial, Hermes Barbieri, a entrega da cartilha pretendeu atingir um novo público, educadores e alunos, crianças e adolescentes, da faixa etária de seis a 10 anos, e seus familiares. Distribuindo gratuitamente, ele aponta que a cartilha foi criada para se tornar uma ferramenta de comunicaçÃo, educaçÃo e interaçÃo entre alunos, professores e pais, nas escolas que integram a área de atuaçÃo do Sicoob Credial.
Barbieri explica ainda que as histórias contribuem para despertar o interesse pela leitura e pela escrita nas crianças e para sistematizar a alfabetizaçÃo. “Como a cartilha une palavra e imagem, ele contempla tanto alunos que já leem fluentemente quanto os que estÃo iniciando, pois conseguem deduzir o significado da história observando os desenhos. “A curiosidade em saber o que está escrito dentro dos balões cria o gosto pela leitura e, assim, dessa forma a cartilha pode ter grande eficácia nas aulas de alfabetizaçÃo”, frisou.
Segundo o diretor Executivo da cooperativa, Marcio Schmitt, a cartilha de cunho socioeducativo, também visa trabalhar a cultura da cooperaçÃo com temas contemporâneos que tratam de valores cooperativistas no ambiente escolar bem como divulgar os serviços oferecidos pela cooperativa de crédito para os municípios onde atua.
Conforme a colaboradora do Sicoob Credial, Shirley Kempa, a cooperativa por meio da cartilha “Turminha do Sicoobizinho”, consegue levar a cultura de cooperaçÃo para as crianças, atingindo indiretamente seus pais e familiares. “Poder repassar um pouco do que sabemos para essas crianças é maravilhoso, ensinar desde pequenos a diferença entre Cooperativas de Crédito e Banco, explicar o que significa aplicar, investir, priorizar, guardar dinheiro, com esse Projeto o Sicoob Credial está demostrando sua preocupaçÃo com a sociedade onde estÃo inseridas, ações como está justificam o sucesso da Cooperativa nos seus 31 anos de história”, destacou.

CARTILHA É APROVADA PELA COMUNIDADE ESCOLAR

Para mostrar a importância da revista do Sicoobizinho, representantes dos municípios de abrangência do Sicoob Credial enfatizaram a relevância das revistas nas escolas. Em Cunhataí, o representante de uma das escolas beneficiadas, Leandro Weberich, enfatizou que “os alunos gostaram, foi bem trabalhada a revista. As figuras coloridas chamaram a atençÃo. Conversaram em sala de aula e aprenderam a importância de fazer economia”.
Do mesmo modo, Marlise Luisa Schilke, de Maravilha ressaltou que além dos alunos, os professores também aproveitaram a cartilha. “Os professores aproveitaram o assunto para trabalhar em sala de aula. Os estudantes gostaram muito de aprender sobre como economizar, fizeram perguntas e adoraram fazer as atividades com o
A economia de dinheiro por meio do que a cartilha trás, segundo Iara Gohlke, de Tigrinhos, despertou o interesse dos alunos. “As crianças adoraram. Começaram a poupar e guardar suas moedas. Tendo estas informações, elas conseguem desenvolver um interesse maior pela economia. Foi muito importante para a escola também”, enfatizou.
Em Santa Terezinha do Progresso, Márcia Weschenfelder Schnidt destacou que essa é uma iniciativa muito boa. “Os alunos gostaram bastante. Consideramos importante por desde pequenos começam a economizar. Essa revista é bem explicativa e os professores conseguiram trabalhar ela em sala de aula”, evidenciou.
Já em SÃo Miguel da boa Vista, os estudantes elogiaram o colorido da revista, segundo a representante Adriane Lenir Forhlrn. “Todos adoraram, desde as atividades, as pinturas, ficaram encantados. Os professores conseguem utilizar em sala de aula e os estudantes adoram a revista colorida e atrativa”, declarou.
O mesmo ocorreu em Cunha PorÃ, onde Adeli José Koch, destacou a economia em todos os sentidos. “Gostaram muito. EstÃo fazendo trabalhos em sala de aula e foi possível ensinar os alunos a pouparem nÃo só em dinheiro, mas na água, na luz”, frisou.
A professora de Flor do SertÃo, Geni Rissi Bortolini, enfatizou que os gibis trouxeram informações diferenciadas para dentro da escola. “Muito bom. Com muitas informações, onde por meio dos gibis as crianças podem começar desde cedo a conscientizaçÃo da organizaçÃo financeira”, declarou.
Em SÃo Carlos, também houve um bom respaldo com a distribuiçÃo da revista. Segundo o representante do município, Darci Zeiser, “é importante ensinar os alunos desde pequenos a economizar. Isso faz parte do ensino aprendizado, para que quando cresçam, nÃo se tornem pessoas endividadas como vemos hoje”, finalizou.

deixe seu comentário