Encontro promove troca de experiência entre estudantes da Udesc e da Casa Familiar de Riqueza
Última atualização 15 de julho de 2016 - 10:25:25
RIQUEZA – A Casa Familiar de Riqueza em parceria com a Universidade de Santa Catarina (Udesc) promoveu uma troca de experiências entre os estudantes de Agronomia e os estudantes da Casa Familiar. Participaram 47 alunos das turmas de Técnico em Agropecuária e Agronegócio.
Segundo o diretor da escola, Claudinei Furlan, a aula iniciou com teoria e depois com a prática em campo. Furlan conta que foi abordado a implantaçÃo e manuseio das forrageiras e regulagem e manuseio do GPS. “O GPS serve para controlar o uso de adubo e sementes da propriedade do agricultor, sem falar que ele tem o conhecimento da extensÃo territorial da sua terra”, comenta.
De acordo com o diretor o objetivo principal da atividade é a troca de experiência, informaçÃo e atualizaçÃo dos alunos. “Essa aula com os graduandos da Udesc vem somar com o conteúdo que os estudantes tem em sala de aula aqui na Casa Familiar”, afirma.
Os estudantes da Casa Familiar também realizaram nessa semana uma aula prática de produçÃo de forrageiras, e sistema de produçÃo a base de pasto. A visita foi na propriedade de Sadi Saugo, na Linha Cambucica. “O objetivo foi demonstrar a produçÃo de forragens principalmente nas entressafras de outono e primavera, e sua importância na contençÃo dos custos de produçÃo, sem falar na sustentabilidade com renda, nem sempre o produtor com altas produtividades sÃo os que possui melhor renda, faz necessário analisar alguns indicadores como custos de produçÃo e preço”, avalia.
Ele ainda ressalta que com uma boa forrageira, um animal de genética adaptada, manejo o produto fica menos dependente de fatores externos tornando uma pequena propriedade um bom negócio.
deixe seu comentário