NJE de Palmitos promove Feirão do Imposto em Palmitos
Última atualização 27 de maio de 2016 - 14:57:18
PALMITOS – No sábado, dia 21, o Núcleo do Jovem Empreendedor de Palmitos (NJE) promoveu mais uma ediçÃo do FeirÃo do Imposto. Evento que visa informar a populaçÃo sobre a alta carga tributária dos produtos e serviços oferecidos e prestados no país.
Esta é a 14ª ediçÃo do evento, que aconteceu simultaneamente em mais 100 municípios brasileiros. A iniciativa é apoiada pela AssociaçÃo Comercial e Industrial de Palmitos (ACIP), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc) e ConfederaçÃo Nacional do Jovem Empresário (Conaje).
Em Palmitos, o FeirÃo foi realizado no sábado de manhÃ, na Praça Carlos Culmey, tendo como principal foco despertar a curiosidade dos passantes. Nos anos anteriores, além do trabalho de exposiçÃo e conscientizaçÃo, alguns produtos eram comercializados com valor menor (descontando o imposto), todavia nÃo se atingia o principal objetivo da campanha, que é a demonstraçÃo da alta carga tributária.
O coordenador do NJE de Palmitos, Rafael Dutra Dacroce, explicou que “a comercializaçÃo de produtos acaba tirando o foco da campanha, pois muitas pessoas vinham apenas para obter vantagens e nem se quer prestavam atençÃo nos materiais de conscientizaçÃo. Como estamos enfrentando um momento conturbado com relaçÃo ao cenário político brasileiro, independentemente de partido político, devemos nos unir e nos questionar o porquê de pagarmos tantos impostos, e nÃo obter o retorno desejado. Talvez a forma como os recursos estÃo sendo administrados nÃo seja a melhor, e se cada Estado ou cidade pudesse reivindicar o quanto recolhe de impostos, a situaçÃo nÃo seria tÃo problemática” disse.
O vice-coordenador do Núcleo, Adriano Bavaresco acrescentou que é preciso cobrar o retorno dos impostos pagos em melhorias na infraestrutura, educaçÃo, segurança pública e na saúde.
O presidente da ACIP/CDL de Palmitos, DiacirVignatti, acompanhou a açÃo e destacou o quÃo importante é este ato de conscientizaçÃo em relaçÃo à ausência de retorno adequado dos tributos que sÃo recolhidos pela sociedade. “NÃo é fácil conscientizar a populaçÃo, mas o trabalho do Núcleo é somar sua voz com outros cidadÃos, que anseiam por melhorias nos serviços públicos e melhores condições”, afirma.
Além das várias pessoas que passavam no local, e questionavam os preços tÃo elevados, o FeirÃo de Palmitos também foi acompanhado pela vereadora Márcia Rejane Hirsch (PSD) e pelo secretário da 29ª Agência de Desenvolvimento Regional, Mário Alceu Peiter.
Na oportunidade, o Núcleo entregou alguns materiais para o Grupo Escoteiro Gonçalves Dias. Dacroce explicou que, depois da realizaçÃo do primeiro “Sábado Massa”, os nucleados se reuniram para escolher uma entidade do município e doar parte do valor arrecadado no almoço, em forma de produtos. Assim, foram doadas duas lonas plásticas e mais um botijÃo de gás de oito quilos – materiais específicos e solicitados pelos escoteiros, para atender às suas necessidades, no valor de R$ 525,00. A presidente do grupo escoteiro de Palmitos, Vera Blanger, agradeceu pelo gesto e afirmou que os materiais serÃo de muito bom uso, pois poderÃo ser compartilhados por todas as tropas.
Dacroce finaliza que os nucleados ficaram satisfeitos com a repercussÃo da campanha do FeirÃo do Imposto, porque além de abordar a quantidade de tributos incidentes sobre produtos e serviços, também se tratou sobre a aplicaçÃo dos recursos públicos e como tem ocorrido o retorno destes tributos em prol da populaçÃo.
deixe seu comentário