Reunião esclarece dúvidas sobre o Banco da Terra e Crédito Fundiário
Última atualização 20 de maio de 2016 - 11:08:06
MONDAÍ – A Empresa de Pesquisa Agropecuária e ExtensÃo Rural de Santa Catarina (Epagri) de Mondaí realizou umEncontro Municipal de Beneficiário do Banco da Terra (BT) e Plano Nacional de Crédito Fundiário (PNCF)na terça-feira, dia 17, na Casa da Cultura de Mondaí.
A programaçÃo contou com uma palestra sobre Apicultura, ministrada pelo extensionista Rural da Epagri que atua no município de SÃo Miguel do Oeste, Vilmar Milani. O momento principal do encontro foi quando os produtores tiraram dúvidas sobre o programa Banco da Terra e Crédito Fundiário. “O encontro contou com a presença de boa parte dos beneficiário destes programas de aquisiçÃo de terras, onde tiveram oportunidade de participarem de uma palestra sobre a criaçÃo de abelhas e produçÃo de mel. Também foram esclarecidas dúvidas sobre as normas do BT e PNCF”, conta o extensionista Rural da Epagri, Paulo Roberto Kuhn.
Também foi levado a conhecimento dos beneficiários os programas governamentais de Troca-troca de calcário e milho, Kit forrageiras, a importância da realizaçÃo do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e esclarecimentos sobre a emissÃo da DeclaraçÃo de AptidÃo ao Pronaf (DAP). “Foi realizada a apresentaçÃo dos dados de produçÃo rural dos beneficiário do BT e PNCF, onde pode se perceber o desenvolvimento da agricultura praticada por este grupo de pessoas”, ressalta Kuhn.
Em Mondaí cerca de 160 agricultores receberam o benefício do Banco da Terra. O fundo financia a compra de imóveis rurais com prazo de amortizaçÃo de até 35 anos, incluída carência de até 36 meses. Antes, o prazo era de 20 anos.O objetivo dos dois programas de contribuir para a reduçÃo da pobreza rural e melhoria da qualidade de vida das famílias, viabilizando o acesso à terra e o aumento da renda, através de atividades produtivas.
A nova lei estipula ainda que os financiamentos concedidos pelo Banco da Terra terÃo juros limitados a até 12% a.a. (doze por cento ao ano), podendo ter redutores percentuais de até 50% (cinquenta por cento) sobre as parcelas da amortizaçÃo do principal e sobre os encargos financeiros durante todo o prazo de vigência da operaçÃo, observado teto anual de rebate por beneficiário, a ser fixado pelo Poder Executivo.
O evento contou com a presença do gerente Regional da Epagri de Palmitos, MirconFruhauf, o palestrante que é extensionista Rural da Epagri que atua no município de SÃo Miguel do Oeste, Vilmar Milani, os extensionistas Rurais da Epagri de Mondaí,Adair Magnaguagho e Paulo Roberto Kuhn, também contou com a presença do Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de Mondaí, Paulo Anhaia e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mondaí o Sr. Flavio Zang.
deixe seu comentário