Aumenta a procura pela vacina da gripe nas Unidades de Saúde
Última atualização 5 de maio de 2016 - 15:09:57
PALMITOS/CAIBI – No sábado, dia 30, foi o dia D de vacinaçÃo contra a influenza, essa foi a 18° ediçÃo da Campanha, que teve como slogan “Vacine-se contra a gripe e viva com mais saúde”.
Na avaliaçÃo da enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Caibi, Rubia Paula Perin, esse ano a campanha transcorreu de uma maneira atípica, em comparaçÃo com os 17 anos anteriores de campanha. “A procura foi desordenada, um dos fatores foram os casos confirmados de gripe A mais cedo. Várias pessoas que antes nÃo aceitavam a vacina, agora foram os primeiros a procura; e também que muitas vezes a populaçÃo tem que sentir o medo da perda pra entÃo valorizar aquilo que se tinha tÃo fácil antes”, comente.
Para se ter uma ideia em seis dias de campanha foram vacinados 1170 pessoas, ou seja, mais da meta da populaçÃo que precisa receber a vacina. “No dia D de vacinaçÃo conseguimos atender à procura até ás 16h, após explicamos que nÃo haveria mais doses e que a populaçÃo procurasse na terça-feira, pois somente neste dia Chapecó também receberia para nos enviar”, esclarece.
Caibi vacinou no sábado, dia D, 450 pessoas. No município até o momento foi confirmado somente um caso de gripe A. “As medidas sÃo as mesmas que viemos reforçando sempre: a etiqueta da tosse; lavagem da mÃo; cobrir boca e nariz com lenço descartável ao espirar ou tossir; manter ambiente arejados e evitar aglomerações de pessoas ou em hospitais, unidades de saúde somente se necessário. É importante procurar o médico assim que aparecerem os sintomas de gripe, para iniciar o tratamento antes das 48 horas”, aconselha.
COMO FOI EM PALMITOS
De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Palmitos, Franciole Mallmann, a meta é vacinar 4.365 do público alvo, mas até o momento foram vacinadas 2.068 pessoas. “A procura pela vacina aumentou em idosos, que em outros anos nÃo faziam a vacina”, declara.
Até o momento há apenas suspeitos de gripe A em Palmitos. “Os exames estÃo em processamento no Lacen/SC. Por isso que é preciso ter algumas medidas contra influenza como procurar evitar contato com pessoas doentes; Lavar as mÃos com água e sabÃo ou higienizá-las com álcool gel várias vezes ao dia; Proteger-se da tosse e de espirros com lenços descartáveis ou usar o antebraço”, finaliza.
deixe seu comentário