Seis gêmeos em seis meses
Última atualização 5 de maio de 2016 - 15:07:00
PALMITOS – Nos últimos seis meses foram seis gêmeos nascidos na propriedade da família Fachineto. O fato incomum foi registrado na Linha Santa Maria Goreti, interior de Palmitos, e segundo o agricultor Claudiocir Fachineto, nos últimos 60 dias foram quatro vacas com gêmeos. “Eu mexo desde os 15 anos com vaca leiteira e eu nunca vivenciei isso, pois aqui em casa até entÃo, tinha vindo só uma vaca com gêmeos”, conta.
Fachineto relata que todos eles foram de raças diferentes, sendo que os primeiros foram de parda suíça, jersey, guzerá e holandês, todos de inseminaçÃo artificial. Já os outros dois casais de gêmeos da raça holandês foram de inseminaçÃo convencional. “Muitos falam que isso acontece só em inseminaçÃo artificial, mas aqui aconteceu tanto da forma artificial como na forma convencional com touro”, explica.
Ele acrescenta que durante a gestaçÃo nenhuma transpareceu estar com dois bezerros, pois a estrutura física estava praticamente normal. “Tu olhava as vacas, tu nÃo achava que elas estavam com gêmeos”, afirma. Ele enfatiza, que “uma delas descalcificou depois do parto devido ao tamanho dos terneiros, tendo que ser logo medicada”, explana.
Para o médico veterinário, Albeniz Varella, isso é muito incomum acontecer em bovinos, sendo que a probabilidade é de apenas 1%. Ele revela que no caso específico da família Fachineto, a fisiologia e a genética das vacas foram predominantes para que o fenômeno ocorresse.
Varella observa que dos partos gemelares de casais (macho e fêmea), 98% das fêmeas sÃo inférteis, uma das causas seria o atrofiamento dos ovários durante o processo de formaçÃo. Ele também comenta que o nascimento de gêmeos é mais comum em ovinos e caprinos.
O médico veterinário aconselha aos agricultores que monitorem os últimos dias de gestaçÃo das vacas, mantendo-as perto de casa para supervisionar o nascimento, já que durante o parto a vaca fica cansada e exausta, o que pode provocar a morte dos animais se o parto demorar.
deixe seu comentário