Home Novos Olhares termina com resultados positivos

Novos Olhares termina com resultados positivos

Última atualização 22 de abril de 2016 - 09:58:28
FREDERICO WESTPHALEN – O curso de extensÃo Novos Olhares, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) de Frederico Westphalen, encerrou as atividades na quinta-feira, dia 14. O evento criado em 2008, teve este ano a participaçÃo de mais de 170 pessoas de diferentes locais do país em três dias de atividades. Foram realizadas sessões de comunicaçÃo de trabalhos desenvolvidos por acadêmicos e profissionais de ensino de várias instituições e oficinas tendo sempre como foco o letramento.
Um dos trabalhos apresentados foi elaborado por grupo composto por quatro alunas do Rio de Janeiro: Aline Monforte Detrano, Joana D'arc Pereira de Brito Silva, Michele AssunçÃo da Silva Santos e Flávia Daiana Gomes da Silva sÃo estudantes do curso de Letras da FundaçÃo Educacional Unificada Campo Grandense (Feuc), na cidade do Rio de Janeiro, RJ. “Foi a nossa primeira vez no Sul, em Frederico Westphalen, na URI, e ficamos encantadas com as pessoas desse lugar, com a energia que há aqui. Foi uma viagem enriquecedora, tanto culturalmente quanto intelectualmente. O evento Novos Olhares veio ao encontro do que estudamos, enriquecendo nossa bagagem, nossos conhecimentos. Voltamos para o Rio ainda mais entusiasmadas com o nosso projeto, com a nossa pesquisa. Obrigada URI pela experiência proporcionada”, destaca Flávia.
A palestra de encerramento foi ministrada pelo professor Rildo José Cosson Mota, que integra o corpo docente do Programa de Pós-GraduaçÃo da Câmara dos Deputados do Brasil, em Brasília, DF. Ele falou sobre letramento literário na formaçÃo de leitores. Sobre o evento ele fez questÃo de enfatizar que a participaçÃo oportuniza uma troca onde as pessoas se conhecem e conhecem outras realidades de ensino. “Nós temos várias propostas diferentes de ensino e algumas delas conflituam ou nÃo se harmonizam adequadamente. E isso gera uma confusÃo muito grande na cabeça do professor lá na sala de aula. EntÃo esses momentos sÃo bons para a gente discutir, ou tirar dúvidas, ou ter um horizonte outro além daquele que já vem sendo traçado no curso ou dentro da sala de aula”, afirma.
Já a coordenadora geral do evento, professora Luana Teixeira Porto referiu o sucesso desta ediçÃo ao envolvimento de toda a Universidade antes e durante a realizaçÃo do curso. “Sem toda essa movimentaçÃo, que envolveu também outros setores da Universidade, o evento nÃo teria alcançado o sucesso de público e de crítica, haja vista a avaliaçÃo extremamente positiva que recebemos dos participantes”, finaliza.

deixe seu comentário