Programa prefeito, vice-prefeito e vereador mirim é organizado em Caibi
Última atualização 8 de abril de 2016 - 11:04:06
CAIBI – O programa prefeito, vice-prefeito e vereador mirim está sendo organizado no município de Caibi. Tendo como finalidade oportunizar e despertar o exercício da cidadania nos estudantes da rede pública, motivando e identificando lideranças, promover a consciência política e executar ações que busquem melhores condições de vida para crianças e adolescentes. “O programa envolve os jovens, promovendo atividades que os tornem melhores cidadÃos e políticos mais bem preparados. Dessa forma, esperamos que o programa desperte o interesse dos jovens pela política, incentivando-os para o exercício da democracia”, ressaltou o prefeito DilairMenin.
O presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Daniel Bratz (PMDB), ressalta que política dentro da escola é uma excelente oportunidade para formar futuros candidatos. “É preciso despertar o interesse das crianças e dos jovens, por ações tanto da Câmara de Vereadores, quanto da prefeitura, para que também sejam responsáveis pelo futuro de nosso município”, comenta.
A eleiçÃo é democrática e os eleitos permanecem no cargo pelo período de um ano. Durante campanha, os candidatos poderÃo visitar as escolas participantes, em dia e hora pré-agendados, para apresentar suas plataformas políticas. Nesta primeira ediçÃo do Programa, criado por Lei Municipal, serÃo quatro escolas do município participando, sendo a Escola de EducaçÃo Básica Dom Pedro II, Escola Reunida Municipal Pedro Ivo Campos, Escola de Ensino Básico Humberto de Alencar Castelo Branco e a Escola Municipal Anita Garibaldi de Linha Planaltina.
A iniciativa do Governo Municipal, com apoio das escolas e da Câmara de Vereadores está sendo desenvolvida com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Segundo a secretária de EducaçÃo DucéliaNaibo, inicialmente os alunos deverÃo se organizar em chapas e realizar as inscrições até o dia 22 de abril. O período eleitoral inicia em maio, onde no dia 24 haverá a eleiçÃo. Os eleitos exercerÃo o cargo no dia 03 de junho, acompanhando as ações do prefeito, vice-prefeito e dos vereadores, cada um para o cargo ao qual for eleito. As inscrições estÃo sendo estimuladas nas escolas.
Dentre as atribuições do Prefeito Mirim, estÃo: visitar as escolas do município com o objetivo de discutir os interesses dos alunos; articular-se com os Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente; manter articulaçÃo com o Prefeito Municipal para conversar sobre as reivindicações de seu eleitorado, legitimando sua administraçÃo; conhecer as escolas, postos de saúde e outras instituições municipais, para que amplie sua formaçÃo política e social e possa contribuir com a administraçÃo municipal, em ações de divulgaçÃo da política pública voltada aos jovens;
Além de participar de outras atividades que possam colaborar para sua formaçÃo como liderança juvenil e para o sucesso de seu mandato; acompanhar, quando convidado, o prefeito e o vice-prefeito, em compromissos da municipalidade; Divulgar informações referentes a projetos, leis e atividades do Poder Público Municipal, nos estabelecimentos escolares do município; Proporcionar reuniões entre alunos, prefeito e vereadores, apresentando sugestões e possíveis soluções para situações administrativas de interesse do município; Promover encontros com os estudantes das unidades escolares, a fim de informar as realizações da administraçÃo municipal;
Já ao Vice-prefeito Mirim, caberá o exercício das atividades previstas, em qualquer caso de substituiçÃo temporária ou definitiva do Prefeito Mirim. O Prefeito e o Vice-prefeito Mirim terÃo o direito, durante o respectivo mandato, de acompanhar o Prefeito Municipal, no dia 3 de Junho de 2016, em todos os compromissos oficiais.
O programa Vereador Mirim tem como objetivo promover a integraçÃo entre a Câmara Municipal de Caibi e os jovens, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive. “Os nove vereadores mirins eleitos irÃo participar, na prática, de situações em que representarÃo os vereadores atuais, podendo inclusive apresentar sugestões para solucionar importantes questões da cidade ou de determinados grupos”, destaca o presidente do Legislativo.
Além da composiçÃo da chapa entre os estudantes, cada candidato deverá apresentar um Plano de trabalho para ser posto em prática e fundamentar o momento da divulgaçÃo das propostas aos demais estudantes.
deixe seu comentário