Home Seminário capacita gestores de educação para cadastro de ações no PAR

Seminário capacita gestores de educação para cadastro de ações no PAR

Última atualização 8 de abril de 2016 - 11:00:19
REGIÃO – Gestores municipais de educaçÃo de diversas regiões do Estado se reúnem em Chapecó, hoje, dia 8, para participarem do seminário estadual do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Governo Federal. A capacitaçÃo é organizada pelos mandatos da deputada Estadual Luciane Carminatti (PT), do deputado Federal Pedro Uczai (PT) e pelo Ministério da EducaçÃo (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da EducaçÃo (FNDE), com apoio da FederaçÃo Catarinense de Municípios (Fecam). O evento ocorre no auditório da AssociaçÃo das Câmaras Municipais do Oeste de SC (Acamosc).
Criado em 2007, o PAR é um instrumento para que os municípios e Estados possam realizar diagnóstico situacional da educaçÃo e cadastrar projetos prioritários que receberÃo recursos do Governo Federal para serem implementados. O novo ciclo, que iniciou neste ano e terá vigência até 2019, será apresentado pelo presidente do FNDE, AntonioIdelvan de Lima Alencar. “O novo PAR está alinhado ao Plano Nacional de EducaçÃo (PNE) e deve focar especialmente na educaçÃo infantil. Nosso objetivo com o seminário é trazer uma equipe técnica do MEC para identificar os municípios que ainda nÃo elaboraram os projetos e auxiliar no preenchimento correto do plano”, explica Luciane, vice-presidente da ComissÃo de EducaçÃo da Assembleia Legislativa de SC.
Integrante da ComissÃo de EducaçÃo da Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da ImplementaçÃo do Plano Nacional de EducaçÃo (PNE), o deputado federal Pedro Uczai é um dos principais articuladores no Governo Federal para liberar recursos destinados à infraestrutura da educaçÃo básica em Santa Catarina. “Auxiliamos os municípios catarinenses a captarem cerca de R$ 231 milhões para a construçÃo de 74 quadras poliesportivas com cobertura, 58 novas escolas urbanas e rurais, 48 coberturas de quadras esportivas e 28 centros de educaçÃo infantil (creches), além de viabilizar a aquisiçÃo de 214 novos ônibus para o transporte escolar. Foram mais de 120 municípios”, relata o parlamentar.

deixe seu comentário