Home Governo do Estado lança estudo para apontar situação das águas do Extremo-Oeste catarinense

Governo do Estado lança estudo para apontar situação das águas do Extremo-Oeste catarinense

Última atualização 7 de abril de 2016 - 10:26:22
O secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, lançará o processo de elaboraçÃo do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas nesta quinta-feira (7), às 15h, na AssociaçÃo de Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (Ameosc), em SÃo Miguel do Oeste. “Este é um estudo necessário para traçar o diagnóstico da situaçÃo das águas na regiÃo, com informações sobre a quantidade e qualidade, contribuindo para a preservaçÃo dos recursos naturais”, explica Chiodini.

O investimento, na ordem de R$ 1.565.00,00, é proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). O estudo terá duraçÃo de 18 meses e apontará potenciais conflitos de uso dos recursos hídricos, possibilitando ações para reverter ou evitar problemas, como escassez de água ou cheias, por exemplo.

O trabalho será dividido em três etapas que compreendem a elaboraçÃo de um diagnóstico dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, Bacias Contíguas e Afluentes do Peperi-Guaçu, a identificaçÃo de cenários futuros e a análise de estratégias para a compatibilizaçÃo entre as disponibilidades hídricas e as demandas levantadas.

Fai Faculdades de Itapiranga será a responsável pela elaboraçÃo do Plano

O presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio das Antas e Bacias Contíguas, Giovani José Teixeira, destaca que o Plano é um instrumento de planejamento. “Servirá para orientar a atuaçÃo dos gestores no que diz respeito ao uso, recuperaçÃo, proteçÃo, conservaçÃo e desenvolvimento dos recursos hídricos na RegiÃo Hidrografica 01 de SC”, afirma.

InovaçÃo – Além do início das ações para o Plano de Bacias, às 17h, o secretário da SDS terá um encontro na Ameosc com representantes da regiÃo para analisar a possibilidade de instalar um Centro de InovaçÃo no Extremo-Oeste. “Temos um projeto de construçÃo de 13 Centros de InovaçÃo em todo Estado, para intensificar a inovaçÃo, apoiar a pesquisa e fomentar o empreendedorismo”, esclarece Carlos Chiodini.

Parque das Araucárias – Também na regiÃo Oeste de Santa Catarina, o secretário Carlos Chiodini participará da inauguraçÃo do Parque Estadual das Araucárias, em SÃo Domingos, nesta quinta-feira, 7, às 9h. O local é formado por mais de duas mil araucárias e conta com uma área equivalente a 600 campos de futebol.

Para Chiodini, esta é uma açÃo importante da FundaçÃo do Meio Ambiente (Fatma) na conservaçÃo dos recursos e ambientes naturais e na valorizaçÃo do ecossistema. “O Governo do Estado mostra que está alinhado neste tema tÃo relevante, para preservaçÃo e uso sustentável das nossas riquezas naturais”, salientou.


deixe seu comentário