Home Confirmado primeiro caso "importado" de Zika em Maravilha

Confirmado primeiro caso "importado" de Zika em Maravilha

Última atualização 9 de março de 2016 - 10:16:35
A Secretaria Municipal de Saúde de Maravilha e a Vigilância Epidemiológica confirmaram nesta terça-feira (08) o primeiro caso de Zika Vírus em Maravilha. O paciente, um homem de 27 anos, já está monitorado e passa bem. Ele realizou exames na rede privada cujo resultado foi positivo.

De acordo com o coordenador da Sala de SituaçÃo, Francys Balestreri, o homem viajou a trabalho para o Mato Grosso e voltou na última semana com sintomas parecidos do Zika Vírus. “Ele achou algumas manchas vermelhas na pele, um pouco de febre e na preocupaçÃo fez o exame, particular, de zika vírus”, explica Balestreri.

Os sintomas apresentados pelo paciente foram: febre, dor nas articulações, manchas avermelhadas no corpo, dor de cabeça e fadiga.Médicos, equipe de enfermeiras e da vigilância da rede municipal de Maravilha participaram durante a semana de um treinamento com o infectologista Hugo Noal que promoveu uma capacitaçÃo com foco no diagnóstico e tratamento tanto de dengue, como zika e febre chikungunya.

A orientaçÃo é que as pessoas evitem visitar municípios em situaçÃo de epidemia e principalmente ajudar a eliminar os focos do mosquito que se encontram, em 90% dos casos, dentro das residências. A Vigilância Epidemiológica reforça as orientações para que todas as gestantes usem repelente e roupas que possam evitar o contato com os mosquitos.

Conforme Balestreri, atualmente Maravilha possui 64 focos do mosquito da dengue e 28 focos do mosquito aedes albopictus. O trabalho da equipe segue até o dia 15 de março e a situaçÃo no município está controlada. “NÃo temos mais nenhum caso suspeito de dengue em Maravilha e muito menos positivo da doença. Nesta última etapa da Sala de SituaçÃo contamos com a colaboraçÃo de todos”, afirma o coordenador.

O telefone da Sala de SituaçÃo de Maravilha é 8833 7824, ou 3664 0044 Ramal 244. A populaçÃo também pode entrar em contato via e-mail: dengue.mh@gmail.com e o aplicativo para denuncias Dengue SC.

deixe seu comentário