Home Detran-SC ainda não faz exame toxicológico para habilitação C, D, E

Detran-SC ainda não faz exame toxicológico para habilitação C, D, E

Última atualização 3 de março de 2016 - 10:45:40
Apesar de ter começado a valer a partir desta quarta-feira (2) a determinaçÃo do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a aplicaçÃo de exame toxicológico em caminhoneiros ou motoristas de coletivos que queiram renovar ou tirar a carteira de habilitaçÃo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Santa Catarina ainda nÃo tem previsÃo de aplicaçÃo do teste.

O teste verifica se motoristas de carteiras dos tipos C, D e E usaram drogas nos últimos três meses. Segundo o diretor do Detran de Santa Catarina, Vanderlei Rosso, entre os dias 15 e 17 de março representantes do órgÃo estarÃo em reuniÃo em SÃo Paulo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para discutir formas de se adequar à determinaçÃo.

O diretor do Denatran Alberto Angeremi diz que a partir desta quarta nÃo será possível tirar a carteira sem o exame, mesmo sem o Detran regional oferecer o teste. “É uma lei que deve ser cumprida. Uma lei federal. Ele [motorista] vai ter que cumprir a lei. Ele [Detran-SC] nÃo vai poder emitir as carteiras porque o sistema é centralizado aqui no Denatran”, diz Angeremi.

O setor responsável pela renovaçÃo Detran-SC disse que, por enquanto, todo o processo deve permanecer o mesmo. Segundo o Denatran, a medida só nÃo vai ser aplicada no estado caso haja uma determinaçÃo judicial solicitada pelo Detran catarinense.


deixe seu comentário