Home Em São Carlos Detalhes que levam à excelência

Em São Carlos Detalhes que levam à excelência

Última atualização 23 de fevereiro de 2016 - 08:28:45
As sete famílias que integram o “Times de Excelência”, do município de SÃo Carlos, se reuniram, no último fim de semana, para apresentar os resultados obtidos em 2015 e as metas para os próximos anos. O encontro ocorreu na propriedade da Família Kroth, na comunidade rural do centro de Aguinhas, com a presença do presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos Mário Lanznaster, do vice-presidente Neivor Canton e do coordenador de treinamento da cooperativa Joel José Pinto. Também esteve presente o presidente da Cooperalfa Romeu Bet e técnicos das cooperativas.
O grupo denominado “Schöne Schwein”, que significa porco bonito, integra o Times de Excelência do programa Encadeamento Produtivo, e representa sete famílias: Hoffmam, Heinen, Kothe e Hister, Kroth, Sehnem, Watte e Schaf. De acordo com os líderes do grupo, Silvério José Watt e Marta Therezinha Schlec Watt, a iniciativa surgiu porque as famílias expressaram a necessidade de evoluir tecnicamente e iniciou com a participaçÃo nos cursos De Olho na Qualidade em 2013 e Qualidade Total Rural em 2014.
Os encontros do grupo ocorrem a cada 60 dias na empresa rural de um dos integrantes. A cada reuniÃo sÃo convidados profissionais da área que abordaram até o momento: formas de melhorar a conversÃo alimentar; qualidade da água; problemas entéricos comuns; sistema respiratório; problemas entéricos com sangue; manejo, limpeza e desinfeçÃo.
O grupo tem como missÃo buscar soluções para os problemas em comum visando melhorar a qualidade do produto final e os resultados financeiros. A visÃo é tornar-se um time reconhecido pela excelência de resultados no município até 2018 e os valores incluem buscar o desenvolvimento sustentável, bem-estar do grupo, agregaçÃo de valores, estabelecer parcerias e preservar o meio ambiente.
Segundo o coordenador de treinamentos da Aurora, Joel José Pinto, as famílias utilizam as técnicas ensinadas dos programas de qualidade para resolver as demandas do grupo. “A proposta prevê que as famílias integrantes conduzam às atividades e quando necessário busquem auxílio dos técnicos para resolver os problemas comuns, o que torna o modelo uma referência”, complementa.
Todas as propriedades possuem em média 26 hectares e 760 suínos por propriedade (a menor possui 220 animais e a maior com 1.100 animais) e todas têm ênfase na sucessÃo familiar. Na terceira geraçÃo dedicada à suinocultura, a família Sehnen tem planos de ampliar a produçÃo e melhorar os resultados financeiros da atividade. De acordo com o casal, Vicente Marcelo Sehnen e Glaucia Maria Sehnem, os programas contribuem para fortalecer as amizades. “Estamos felizes com os resultados do grupo, o que representa a uniÃo e a dedicaçÃo das famílias”, complementaram.
Para o presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster, a preocupaçÃo do setor é de que haja sucessÃo familiar. “A vida no campo é melhor e gera mais rendimentos às famílias. O trabalho apresentado pelo grupo é muito bom, comprovado pelos resultados antecipados. Parabéns a todos por esse cuidado com os animais e agradecemos aos parceiros que viabilizam esses programas”, ressaltou.
Os resultados até novembro de 2015 incluem reduçÃo em 19% da mortalidade de suínos, reduçÃo de gastos em 64%, melhoria da conversÃo alimentar em 4,1% e a renda da propriedades aumentou em 18,36%. O grupo totaliza 5.360 cabeças de suínos e gerou, para o sistema, economia aproximada de R$ 122.580,00 desde o início dos encontros. “Estamos trabalhando para melhorar os nossos resultados juntamente com os índices das cooperativas. A presença dos líderes cooperativistas gera motivaçÃo nas famílias, além de estreitar o relacionamento com a diretoria”, destacou Watt.
Segundo o presidente da Cooperalfa, Romeu Bet, é admirável a vontade das famílias em buscar a excelência. “A era do amadorismo acabou, por isso precisamos ser profissionais para alcançar o sucesso”, enfatizou ao parabenizar a iniciativa que é referência por ser pequenos agricultores com grande eficiência.
PALESTRA
“MedicaçÃo de suínos doentes” foi o tema da palestra do supervisor de suinocultura da Aurora, Wagner Travessini, no sétimo encontro do “Times de Excelência”, do município de SÃo Carlos. Os empresários rurais compreenderam como os suínos adoecem, a importância do diagnóstico dos animais doentes, como realizar corretamente a medicaçÃo injetável e alternativas de tratamento de suporte, a exemplo da enfermaria. “A saúde do rebanho dependem de todos, desde do manejo, mÃo de obra, instalações, imunidade e nutriçÃo. Por isso, quanto mais cedo for feita a medicaçÃo aos animais doentes sÃo maiores as chances de recuperaçÃo”, destacou.
ENCADEAMENTO PRODUTIVO
O projeto Encadeamento Produtivo é uma iniciativa do Sebrae/SC em parceria com a Aurora Alimentos, Senar, Sescoop, Sicoob, FundaçÃo Aury Luiz Bodanese e oito cooperativas agropecuárias – Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1 e Coopervil.
O vice-presidente da Aurora, Neivor Canton, enaltece que a grandeza do projeto transformou agricultores em empresários rurais. “Os avanços nas propriedades rurais, tanto na manutençÃo visual quanto na parte organizacional e de gestÃo, sÃo visíveis. Aliado a isso, o resgate da autoestima e a volta de muitos filhos às propriedades, atualmente econômica e socialmente sustentáveis, também estÃo entre os resultados significativos do projeto”.
De acordo com o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, a parceria é importante para o sucesso do projeto e, consequentemente a sustentabilidade das propriedades rurais. “O projeto representa a iniciativa de maior alcance envolvendo produtores rurais no sul do Brasil e foi um grande sucesso nestes 18 anos de existência”.

deixe seu comentário