Projeto de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/SC auxilia na evolução das pequenas empresas
Última atualização 19 de fevereiro de 2016 - 15:56:39
Em 2015, o técnico em agropecuária, de Palmitos (SC), Odir Walker atuava na área de vendas quando descobriu uma fratura na coluna em decorrência de um acidente de automóvel sofrido no passado, o que o impossibilitou de viajar a trabalho. Em busca por novas oportunidades, ao navegar na internet, visualizou o anúncio de venda de uma padaria com um valor que chamou sua atençÃo: R$ 6.000. A esposa Silvane de Sousa Silva nÃo se interessou, pois achou que nÃo fosse verdade. “Mesmo assim, no dia seguinte, liguei para confirmar e, em seguida, fomos olhar a instalaçÃo. Já que as coisas nÃo estavam bem, decidimos nos aventurar em um novo ramo e investimos na Padaria Doce Sabor”.
A decisÃo foi de alto risco, pois o casal largou dois empregos fixos que somavam cerca de R$ 4.000,00, além de ter dois filhos para sustentar e, em época de crise, sem nenhuma experiência no ramo. “Nosso dinheiro acabou antes mesmo de comprarmos as mercadorias para iniciar a produçÃo, entÃo resolvi vender meu carro para dar continuidade ao negócio. Conseguimos uma amiga com experiência no segmento, mas ela poderia ajudar somente uma semana antes da inauguraçÃo”.
No primeiro mês, segundo Walker, em junho de 2015, as vendas foram razoavelmente boas, mas em seguida, no mês seguinte, por falta de experiência, estrutura de maquinário e espaço físico pequeno, as vendas despencaram. “Houve um período que entrava apenas de R$ 40,00 a R$ 50,00 por dia. Aí o desespero tomou conta… Dois filhos para sustentar, sem dinheiro e dois alugueis pra pagar. NÃo dormia a noite pensando na besteira que havia feito e, para completar, todos diziam que quebraria”.
A soluçÃo foi, conforme surgiam as dificuldades e os problemas de produçÃo, pesquisar na internet, assistir vídeos, e fazer cursos na tentativa de melhorar e aprender. “Tínhamos uma dificuldade muito grande de falta de espaço e de oferecer coisas novas para atrair clientes. Após dois meses péssimos nas quais chegamos a ter um lucro mensal de R$ 800,00, a situaçÃo piorou ao ponto de chegar a acumular três contas de água, três alugueis e três de energia elétrica”, diz o empresário.
Segundo ele, naquele momento foi necessário deixar tudo para trás, inclusive um tratamento de saúde da esposa, que por orientaçÃo médica nÃo poderia interromper. “Novamente numa tentativa de inverter essa situaçÃo resolvi investir num espaço maior com local para lanche e aperfeiçoar o que sabíamos fazer melhor. Fiquei bastante preocupado, pois se já nÃo estava bom, como assumiria um aluguel maior”.
Com vontade de vencer, o casal encarou o novo desafio e, por meio de pesquisas digitais, encontrou um tipo de pÃo que chamou a atençÃo. “Na manhà seguinte, levantei e fui a padaria aprender a fazer meu primeiro pÃo. A partir daquele dia, comecei a produzir um kg de farinha daquele pÃo para vender durante o dia. Nas semanas seguintes fui aperfeiçoando o produto e as pessoas começaram a gostar. Finalmente as coisas iniciaram, em marcha lenta, a andar”.
Os clientes começaram a fazer propaganda de boca em boca e o pÃo caseirinho começou a fazer sucesso, passando a ser o carro-chefe da padaria. Com isso, 70% do faturamento passou a vir desse pÃo. “A clientela foi aumentando e um dia o consultor do Sebrae/SC Nicolau Rosa da Silva visitou a padaria. Fiquei muito feliz, pois depois de tudo o que havíamos passado, finalmente nÃo me sentia sozinho. Em uma breve conversa, ele anunciou a parceria para darmos continuidade e superar as dificuldades do dia a dia”.
Com o trabalho do Sebrae/SC, que incluiu consultoria tecnológica, capacitaçÃo sobre compras governamentais, entre outros aspectos, novos horizontes foram se abrindo. “Juntamente com o Nicolau, a consultora do Sebrae/SC (bióloga e especialista em microbiologia industrial e de alimentos) Mônica Rosanelli foi uma grande parceira e nos ajudou e muito. Começamos uma nova caminhada com dois profissionais fantásticos que nÃo mediram esforços para que as coisas acontecessem”.
No mês de dezembro de 2015, surgiu uma oportunidade de crescimento para 2016 – uma licitaçÃo na Prefeitura de Palmitos. Com foco voltado para participar da iniciativa, foi realizado um trabalho de custo de produçÃo. “Como recompensa de todo sacrifício de 2015, ganhamos a licitaçÃo e com quantidades acima do esperado. O pÃozinho que aprendi a fazer na internet está incluso entre os produtos da licitaçÃo. Encerramos o ano emocionados e sabendo que todo sacrifício e dificuldade valeram a pena. É uma sensaçÃo inexplicável, de alguém que nÃo sabia fazer pÃo, conquistar em pouco tempo um resultado como esse. Terminamos o ano com todas as contas quitadas”.
Segundo o empresário, essas conquistas tiveram apoio incalculável, de duas pessoas, em todos os sentidos. “Agradeço profundamente ao Sebrae/SC, especialmente o Nicolau e a Mônica e a equipe da Prefeitura que também nos ajudou. Sem essa ajuda, com certeza, tudo teria sido muito mais difícil. Terminamos o ano com novos e grandes desafios, mas com certeza muito mais fortes para superá-los”.
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
O Projeto de Desenvolvimento Territorial (DET) é desenvolvido pelo Sebrae/SC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmitos, visando dinamizar a economia regional com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento econômico e a transformaçÃo da realidade local. A iniciativa é destinada aos empreendedores individuais, empresas de pequeno porte, microempresas, potenciais empreendedores, potenciais empresários e produtores rurais.
O coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC Udo Martin Trennepohl destaca que o foco estratégico é ampliar o atendimento com excelência aos pequenos negócios por meio da assistência técnica focada em gestÃo, inovaçÃo, acesso aos novos mercados e serviços financeiros. “Também queremos criar um ambiente favorável aos pequenos negócios e dinamizar as empresas locais gerando fortalecimento da economia e o aumento da competitividade do território”.
SEBRAE/SC
Com atuaçÃo estratégica e inovadora, o Sebrae/SC busca constantemente fazer com que o universo dos pequenos negócios tenha as melhores condições para uma evoluçÃo sustentável. Para atingir seu objetivo, a organizaçÃo volta sua atençÃo para o fomento e difusÃo de programas e projetos que visam à promoçÃo e o fortalecimento das micro e pequenas empresas catarinenses. Trata-se de uma instituiçÃo de cunho técnico que tem por finalidade apoiar e aprimorar o desenvolvimento das atividades empresariais de pequeno porte no Estado.
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