Home Associados da Cooper A1 terão mais de duas mil horas de capacitação em 2016

Associados da Cooper A1 terão mais de duas mil horas de capacitação em 2016

Última atualização 12 de fevereiro de 2016 - 10:21:45
PALMITOS -A profissionalizaçÃo é a chave para o produtor rural permanecer no campo e ter boas condições de vida, beneficiando,também, toda cadeia produtiva de alimentos. Para isso, os associados da Cooper A1 têm um grande suporte, o programa Empreendedores Rurais Cooperativistas, por meio dos cursos De Olho na Qualidade e Qualidade Total Rural (QTR).
Na segunda-feira, dia 8, iniciou, na Cooper A1, a etapa 2016 do programa. A primeira turma deste ano é formada por 18 famílias de Palmitos no De Olho na Qualidade Rural. A abertura com a sensibilizaçÃo, foi realizada na AssociaçÃo dos Funcionários da Cooper A1 de Palmitos, com a presença do 1º vice-presidente e gerente geral, Lauri Inácio Slomski, do gerente da unidade de Palmitos, GilneiCaumo e do coordenador geral do programa na Aurora, Joel José Pinto.
Ao longo de 2016, a Cooper A1 desenvolverá 14 cursos, sendo 10 do De Olho na Qualidade e quatro do QTR. SerÃo, ao todo, 274 famílias envolvidas e mais de duas mil horas de capacitaçÃo profissional. No De Olho terÃo turmas em SC: Palmitos, Mondaí, Descanso, Tunápolis e Itapiranga; e no RS: Derrubadas, Planalto, Novo Tiradentes, Rodeio Bonito e Alpestre. Já no QTR, os quatro cursos serÃo em Palmitos, Caibi, SÃo JoÃo do Oeste e Vista Gaúcha, RS.
As aulas sÃo gratuitas, ministradas por instrutores do Sebrae/SC e as capacitações terÃo seis encontros no De Olho e 11 no QTR, e ambas têm, ainda, dois encontros de consultoria nas propriedades. O foco do De Olho na Qualidade Rural sÃo os princípios e os benefícios que trazem a organizaçÃo da propriedade. Já a prioridade do Qualidade Total Rural, é o gerenciamento da propriedade e a soluçÃo de problemas.

DIFERENCIAL COMPETITIVO
Os Empreendedores Rurais CooperativistassÃo desenvolvidos na Cooper A1 em parceria com a Cooperativa Central Aurora Alimentos, Sebrae, Senar, Sescoop, Sicoob e Sicredi. De acordo com o Sebrae, trata-se do mais bem-sucedido programa de profissionalizaçÃo de produtores rurais do Brasil. Todas as cooperativas filiadas à Aurora desenvolvem com seus associados, pois trata-se de uma prioridade profissionalizar os produtores para que produzam dentro dos padrões de qualidade exigidos, bem como proporcionar bem-estar e desenvolvimento das famílias.
Segundo o coordenador do programa na Cooper A1, Carlos Gadonski, os cursos sÃo um grande suporte para o produtor rural, e vêm de encontro ao trabalho desenvolvido pela equipe técnica. “Hoje em dia produzir alimentos é para profissionais. A Aurora Alimentos, nossa cooperativa central, recebe auditorias de mercados internos e externos, que querem conhecer o processo produtivo em todas suas etapas, começando pelas propriedades rurais”, enfatiza. Ele afirma que, neste sentido, os associados que participam do De Olho e QTR passam a ter um diferencial competitivo, e a enxergar sua propriedade como uma empresa, que precisa ser bem administrada em todos os aspectos.
Desde que iniciou na Cooper A1, em 1998, o programa realizou um total de 177 cursos De Olho na Qualidade e 71 cursos do QT Rural. Ao, todo 4.436 famílias e 8.119 pessoas fizeram os treinamentos até hoje.

deixe seu comentário