CAIBI – O setor de Epidemiologia da Unidade de Saúde de Caibi está intensificando desde a metade deste mês a campanha de prevençÃo ao Vírus da Imunodeficiência Humana – HIV/Aids. Dezembro é considerado o mês de conscientizaçÃo contra a doença. O Ministério da Saúde estima que 530 mil pessoas vivam com HIV/Aids no país. Dessas, 135 mil nÃo sabem ou nunca fizeram o teste.
Segundo a responsável pelo setor de Epidemiologia, Edimara Conte Portes, o setor tem distribuído preservativos e panfletos explicativos em firmas e locais públicos. Edimara ressalta que a Unidade de Saúde disponibiliza testes rápidos de HIV, e a procura tem sido baixa no município. Ela acrescenta que os testes feitos até o momento sÃo de encaminhamentos realizados nos atendimentos médicos.
O causador da Aids ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV nÃo é a mesma coisa que ter a Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. No entanto, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mÃe para filho durante a gravidez e a amamentaçÃo.
deixe seu comentário