Home Celso Maldaner é indicado para comissão do impeachment

Celso Maldaner é indicado para comissão do impeachment

Última atualização 8 de dezembro de 2015 - 10:15:04
O deputado federal catarinense Celso Maldaner (PMDB) é um dos nomes indicados pelo líder do partido na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), para integrar a comissÃo especial que irá analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Até o momento é o primeiro e único parlamentar de SC com chance de participar do grupo.

Maldaner faz parte de uma lista de oito parlamentares indicados por Picciani – o total de vagas que o PMDB tem direito de ocupar na comissÃo. Mas apesar do catarinense figurar na lista, o partido tem atuado nos bastidores para construir uma relaçÃo de deputados diferente da apresentada pela liderança peemedebista.

A resistência da ala oposicionista do PMDB em aceitar a lista de Picciani – sob a alegaçÃo desta ser predominantemente governista – alterou o cronograma inicial que previa a instalaçÃo da comissÃo nesta segunda-feira. Diante da divergência, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), adiou para esta terça-feira a definiçÃo dos nomes.

Por conta do clima de indefiniçÃo, Maldaner afirmou que prefere aguardar a definiçÃo dos nomes e nÃo quis entrar no mérito sobre ser a favor ou contra o impeachment:

– Vou espera a definiçÃo oficial da nominata do partido. Sou imparcial. Vamos esperar a votaçÃo dos nomes – limitou-se a dizer.

O deputado federal e presidente do PMDB-SC, Mauro Mariani, entende que é positivo ter um catarinense a representar o Estado na comissÃo, mas também critica as condições com que os nomes foram escolhidos.

– O PMDB está montando uma tropa de choque governista para impedir o impeachment. É importante ter um catarinense, mas o governo nÃo pode controlar os parlamentares como marionetes – criticou Mariani.

A escolha de Maldaner teria sido para formar uma lista menos governista. O Palácio considera o catarinense um nome moderado, que muitas vezes acompanha o governo. Picciani acredita que o colega peemebista nÃo tem nenhum compromisso a favor ou contra o governo:

– Considero uma composiçÃo equilibrada. NÃo há compromisso de ter que votar com A ou B – disse Picciani.

Um dos líderes da rebeliÃo do PMDB, o deputado federal Osmar Terra (RS), concorda com a tese da moderaçÃo de Maldaner, mas aponta que é o único nome que destoa dos demais da lista:

– Exceto pelo Maldaner, o restante da lista é toda chapa branca. NÃo respeita a divisÃo da bancada – afirmou Terra.


deixe seu comentário