Arte de ensinar na era digital
Última atualização 27 de novembro de 2015 - 09:44:11
PALMITOS – A educaçÃo nÃo poderia ficar de fora da revoluçÃo digital. Muitas escolas já perceberam a eficácia das novas tecnologias no ensino e levam os computadores para dentro da sala ou ensinam os alunos a pesquisarem corretamente usando a internet como ferramenta. “Essa era da internet é uma era que nÃo tem volta, como escola nÃo podemos fugir ou buscar outras alternativas, o jeito é usar ela como ferramenta de apoio pedagógico”, enfatiza a diretora Cristiane Mallmann.
Cristiane é diretora da Escola de EducaçÃo Básica Sede Oldenbrug, no interior de Palmitos. Neste contexto, ela relata que as relações entre professores e alunos mudaram muito. Os professores e pais têm que se atualizar e conhecer a fundo esses novos recursos. “Como educadores temos uma dificuldade em sair daquele estereotipo de trabalho docente do século 19, mas precisamos se adaptar nesta nova era”, frisa.
Para a diretora a soluçÃo deste dilema está na inclusÃo e capacitaçÃo do professor. “A preparaçÃo vem com o uso. Para se criar com um novo recurso tecnológico é preciso primeiro dominá-lo. É um processo natural”, afirma. Cristiane menciona que toda essa tecnologia vem a agregar em sala de aula. “Toda essa tecnologia só tem a enriquecer as aulas em sala, mas como professores, temos que amadurecer e precisamos reformular os moldes da aprendizagem. Isso nÃo significa deixar o tradicional de lado, mas sim fazer da tecnologia um aliado nÃo como um inimigo”, alega.
A diretora diz que o uso de conteúdo disponível na internet em sala de aula desperta a curiosidade dos alunos para procurar por conta própria mais conteúdo na rede. “Muitas vezes o aluno precisa ser orientado com o uso da internet, pois existem vários sites educativos, e esse é um papel nosso como escola, de orientar a usar a internet em benefício próprio, e desvincular que a internet é somente as redes sociais e sites de entretenimentos e jogos”, afirma.
INFORMAÇÃO FILTRADA
A preocupaçÃo com a veracidade das informações encontradas na rede ou o conteúdo inapropriado que os sistemas de busca podem trazer em uma simples pesquisa, gera relutância em alguns educadores sobre o uso da internet. “Hoje o maior desafio da escola é transformar a informaçÃo em conhecimento, e é esse processo que é mais doloroso, pois em sala precisamos da participaçÃo do aluno, e o mundo hoje é visual, onde conseguimos entender a mensagem, a propaganda ou a mídia apenas com a leitura de imagens”, revela.
Neste contexto, a infinidade de informações que a internet dispõe, o que há de melhor e de pior se mesclam. Por isso, a diretora defende que o professor deve estar preparado para orientar os alunos com relaçÃo às pesquisas e à veracidade do conteúdo que encontram. “Nessa globalizaçÃo do conhecimento com o uso da internet o conhecimento passou a ser democrático, e todo mundo tem acesso a informaçÃo. EntÃo os professores também estÃo buscando capacitaçÃo”, comenta.
Cristiane afirma que o papel do professor na sala de aula com a entrada das novas tecnologias nÃo se altera. A sua funçÃo ainda é educar e nÃo ser um mero instrutor. “Nunca será papel do professor repassar informações, mas ensinar o aluno a ter senso crítico sobre o que ele observa. E o uso da internet tem auxiliado o professor em enriquecer as aulas em sala”, conta.
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