Home Legião Urbana faz show de 30 anos em Tubarão como se ainda fosse tão jovem

Legião Urbana faz show de 30 anos em Tubarão como se ainda fosse tão jovem

Última atualização 23 de novembro de 2015 - 09:55:48
No show deste sábado em TubarÃo, a LegiÃo Urbana parece que descobriu um jeito de existir em 2015. Remanescentes da formaçÃo original, o guitarrista Dado Villa Lobos e o baterista Marcelo Bonfá deixaram de lado o papinho café-com-leite de tributo e assumiram uma turnê de verdade, tendo como pretexto os 30 anos do disco de estreia do grupo.

O vocal, sempre um problema – vide Wagner Moura ou Rogério Flausino – foi razoavelmente contornado pelo ator e músico André Frateschi, que tem a grande qualidade de nÃo querer lembrar Renato Russo. E o repertório fez jus à história dos brasilienses sem recorrer somente aos sucessos. Pelo contrário: a primeira parte deixou muita gente desnorteada. O grupo volta a se apresentar em Santa Catarina no dia 12 de dezembro, no Devassa on Stage, em Florianópolis.
Com participaçÃo de Paula Toller, turnê do LegiÃo Urbana chega a Floripa em dezembro
No Hangar, a abertura com Será levou o público a entender que viria uma sessÃo de greatest hits. Era a primeira música do primeiro álbum da LegiÃo Urbana, que seria reproduzido na íntegra e na ordem em que apareceram em vinil em 1985, acompanhado também por Lucas Vasconcellos (guitarra), Mauro Berman (baixo) e Roberto Pollo (teclados).

turma do oba-oba reconheceu apenas Ainda É Cedo (cantada por Dado), GeraçÃo Coca-Cola e Por Enquanto. Mas valeu demais presenciar, ao vivo, lados B da época em que a banda tateava em busca de sua identidade. Se o punk funk de A Dança, a autoexplicativa O Reggae ou a urgente Baader Meinhoff Blues tivessem estourado, o grupo poderia ter virado outro tipo de gigante.
O que a LegiÃo Urbana acabou se tornando – mais lenta, mais leve, mais reflexiva – dominou a segunda parte do show. Como era de se esperar, a plateia finalmente conseguiu soltar a voz em Tempo Perdido, Há Tempos ou Eu Sei. Frateschi nem precisava se esforçar. Bastava apontar o microfone que o povo se encarregava das letras. Em Pais e Filhos, ele trocou de lugar com Bonfá, que também sentiu o gosto de reger o coral como se nÃo houvesse amanhÃ.
No bis, a casa inteira declamou os 168 versos de Faroeste Caboclo, celebrou a estupidez em PerfeiçÃo e respondeu ¿é a p* do Brasil¿ em Que País É Este?. Cada uma a seu modo, as três retratam um cenário doente, injusto e amargo. O fato de permanecerem atuais faz com que, mesmo passado tanto tempo do seu auge, a LegiÃo Urbana ainda seja tÃo jovem.

SET LIST

Será
A Dança
Petróleo do Futuro
Ainda é Cedo
Perdidos no Espaço
GeraçÃo Coca-Cola
O Reggae
Baader Meinhoff Blues
Soldados
Teorema
Por Enquanto

[intervalo]

Tempo Perdido
Daniel Na Cova Dos Leões
Há Tempos
Dezesseis
Fábrica
Eu Sei
Pais e Filhos
Angra dos Reis
O Teatro dos Vampiros
Índios

[bis]

Faroeste Caboclo
PerfeiçÃo
Que País É Esse

deixe seu comentário