Home Cirurgia bariátrica como alternativa para a perda de peso saudável

Cirurgia bariátrica como alternativa para a perda de peso saudável

Última atualização 20 de novembro de 2015 - 11:46:34
SÃO MIGUEL DO OESTE – Após a conclusÃo de quatro módulos realizados no prazo de seis meses, a equipe da Clínica Pelegrini, de SÃo Miguel do Oeste participou da formatura do curso de cirurgia bariátrica em Passo Fundo- RS. Conforme o cirurgiÃo Marcos Pelegrini, o treinamento foi realizado na Clínica Gastrobese, onde já ocorreram mais de três mil cirurgias de obesidade. “O paciente que passa por cirurgia de reduçÃo de obesidade requer a atençÃo de um cirurgiÃo, um profissional de psicologia, nutricionista e enfermeiros, ou seja, de toda uma equipe engajada para que o procedimento cirúrgico alcance o objetivo final, que é a perda de peso com saúde”, explica.
Durante o treinamento, além das aulas teóricas, ele destaca que os profissionais da clínica realizaram diversas cirurgias, onde foi possível aperfeiçoar todas as técnicas cirúrgicas para a reduçÃo de peso. “Após participarmos do treinamento, foi possível mensurar a relevância de oferecer toda a orientaçÃo necessária ao paciente, no pós operatório”, frisa Pelegrini. Segundo ele, o paciente que realiza uma cirurgia desse porte precisa ter um acompanhamento de um nutricionista e psicólogo para evitar a desnutriçÃo. “É muito comum em torno de dois anos após esse tipo de cirurgia, começar ter reganho de peso”, aponta.
Pelegrini, que atua no tratamento do aparelho digestivo há vários anos, também já realizou especializaçÃo em Barretos-SP, no centro de treinamento de cirurgia de obesidade, anexo ao Hospital do Câncer em Barretos. “Durante o curso tivemos contato com renomados professores na França e Itália, quando tivemos a oportunidade de realizar cirurgias de reduçÃo de peso sob a orientaçÃo deles”, enfatiza.
TÉCNICAS DE REDUÇÃO
Hoje, a Clínica Pelegrini disponibiliza três técnicas para a reduçÃo de peso. O cirurgiÃo frisa que, para decidir qual é a mais adequada para cada paciente, é necessário analisar individualmente cada caso, por meio de uma consulta prévia. Saiba mais sobre os benefícios da cirurgia bariátrica consultando os profissionais da Clínica Pelegrini pelo telefone: 3622-4858.
BOX
BALÃO INTRAGÁSTRICO ORBERA™
O BalÃo Orbera™ é um dispositivo de silicone flexível que tem como objetivo preencher um espaço no estômago do paciente e, assim, promover a sensaçÃo de saciedade e facilitar o processo de emagrecimento saudável. Ou seja, o Orbera™ auxilia o paciente a se sentir mais satisfeito comendo menos, já que parte do seu estômago estará preenchido pelo balÃo intragástrico. É justamente assim que o balÃo facilita o processo de emagrecimento saudável: provoca sensaçÃo de saciedade e consequentemente ajuda no controle da quantidade de alimento ingerido. A colocaçÃo do BalÃo Orbera™ nÃo envolve corte e cirurgia, já que ele é inserido através de procedimento endoscópico, e pode levar cerca de 20 a 30 minutos.
BALÃO SPATZ
O BalÃo Spatz possui alguns diferenciais perante ao balÃo intragástrico comum: um ano de permanência e a possibilidade de ajuste – para menos (caso o paciente persista com enjoos e vômitos iniciais) ou para mais (após os 3 ou 4 primeiros meses, quando para de perder peso). As técnicas de colocaçÃo e retirada sÃo diferentes do balÃo comum.
MÉTODO BY-PASS GÁSTRICO
O método By-pass gástrico é estudado desde a década de 60, e corresponde a uma técnica bariátrica mais praticada no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias realizadas. Devido a sua segurança e, principalmente, sua eficácia, o paciente submetido à cirurgia perde de 40% a 45% do peso inicial. Nesse caso, é feito o grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino inicial, que promove o aumento de hormônios que dÃo saciedade e diminuem a fome. Essa somatória entre menor ingestÃo de alimentos e aumento da saciedade é o que leva ao emagrecimento, além de controlar o diabetes e outras doenças, como a hipertensÃo arterial.
GASTRECTOMIA VERTICAL
No método cirúrgico denominado Gastrectomia vertical, o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml). Essa intervençÃo provoca boa perda de peso, comparável à do by-pass gástrico e maior que a proporcionada pela banda gástrica ajustável. É um procedimento relativamente novo, praticado desde o início dos anos 2000. Tem boa eficácia sobre o controle da hipertensÃo e de doenças dos lípides (colesterol e triglicérides).

deixe seu comentário