Palmitos é o terceiro maior produtor de leite de Santa Catarina
Última atualização 20 de novembro de 2015 - 11:35:26
PALMITOS – O município de Palmitos está em terceiro lugar no Estado de Santa Catarina e em 44ª no Brasil em produçÃo de leite. Os dados sÃo de 2014 e foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Palmitos produziu em 2014, 61,890 milhões de litros/ano. O município ficou atrás de Guaraciaba 62,800 milhões de litros/ano e Concórdia 89,780 milhões de litros/ano.
O lugar de destaque de Palmitos vem de um trabalho continuo de melhoramento genético e formaçÃo dos agricultores. Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Antonio Cavalleri foi uma parceria entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária e ExtensÃo Rural de Santa Catarina (Epagri), Cooperativa A1, AdministraçÃo Municipal e agricultores.
A maioria das vacas produtivas em Palmitos sÃo da raça Jersey e Holandesa. O melhoramento genético do rebanho provém de um sêmen de qualidade importado dos Estados Unidos. “Essa qualidade na genética reflete num animal robusto com altos índices de produtividade e qualidade”, ressalta o secretário. Cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) também sÃo oferecidos aos agricultores, com intuído de melhorar a pastagem de inverno e verÃo e a silagem para o trato animal. Cavalleri explica que os produtores de leite estÃo utilizando a técnica de piquetes, ou seja, a divisÃo das pastagens em partes, para que haja uma rotatividade.
Atualmente a vacas em lactaçÃo no município produzem a média de 9,5 litros/dia. SÃo 1277 agricultores que produzem leite, sendo que numa totalidade sÃo mais de 28 mil cabeças de gado de leite. Dentro desse cenário está o agricultor e pequeno produtor de leite Ildo Dacrose. Ele mora na Linha Santa Maria Goretti e tem 15 vacas, sendo produzidos nove mil litros de leite/mês. Para ele, a área de grÃos nÃo é mais rentável aos agricultores e muitos dos que estavam na cultura do fumo migraram para o leite e utilizaram as instalações dos galpões para a estrebaria.
Dacrose nÃo produz apenas leite, mas tem sido uma saída de muitos agricultores que buscam uma renda mensal fixa. Cavalleri acrescenta que paga-se agora entre R$ 0,90 a R$ 0,95 o litro. Ele ainda informa que esse destaque que o município recebe, bem como o Oeste Catarinense tem atraído mais empresas da área láctea a investirem na regiÃo.
Outros municípios destaques
Além de Palmitos, Cunha Porà também é destaque no ranking. O município está em quinto no estado e 51ª no Brasil na produçÃo de leite, com 58,219 milhões de litros/ano. SÃo Carlos ocupa o 22ª no Estado e 179ª no Brasil, com 32,600 milhões de litros/ano.
Já no quesito produtividade por vaca/ano, Cunhataí e Cunha Porà estÃo entre os 200 municípios mais produtivos. Cunhataí ocupa o quarto lugar no Estado e 43ª no país, com 4,83 mil litros/vaca/ano. Já Cunha Porà ocupa o nono lugar no estado e 84ª no Brasil, com 4,38 mil litros/vaca/ano.
deixe seu comentário