Home Com avanço de lama, governo do ES intima mineradora e pede doações de água

Com avanço de lama, governo do ES intima mineradora e pede doações de água

Última atualização 10 de novembro de 2015 - 10:24:13
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) do Espírito Santo intimou a Mineradora Samarco — responsável pelas barragens que romperam em Minas Gerais — a prestar apoio aos municípios atingidos pelos danos ambientais e socioeconômicos. Conforme a intimaçÃo do Iema, a empresa deve distribuir água potável para consumo humano imediatamente.

Além disso, o governo também pede à Samarco o monitoramento da qualidade da água do Rio Doce, que banha as comunidades de Colatina; a disponibilizaçÃo de uma aeronave para sobrevoo de profissionais envolvidos nas ações preventivas; e uma equipe multidisciplinar para monitorar os impactos na fauna, flora, água e para as pessoas, que emita laudos técnicos com informações que ajudem a minimizar os impactos.

O secretário de Saneamento, HabitaçÃo e Desenvolvimento Urbano do Espírito Santo, JoÃo Coser, chegou nesta segunda-feira ao município de Colatina para acompanhar as ações da Defesa Civil estadual e municipal em apoio à populaçÃo ribeirinha do Rio Doce e para traçar estratégias de abastecimento dos moradores, com planejamento de carros-pipa do governo estadual, prefeituras e empresas.
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está de plantÃo desde sábado no município, a fim de acompanhar os impactos ambientais. De acordo com o último boletim, a expectativa é que a lama chegue ao Espírito Santo na noite desta segunda-feira. Entretanto, conforme o Serviço Geológico do Brasil, a onda está perdendo força, velocidade e volume.
Aproximadamente 116 ribeirinhos de Colatina já foram notificados sobre os perigos da onda de lama decorrente do rompimento das barragens de rejeitos em Mariana (MG).
De acordo com a assessoria do secretário JoÃo Coser, com o apoio de municípios vizinhos e empresas, além de receber água tratada, entidades estÃo captando água bruta para levar para estações de tratamento de Baixo Guandu e Colatina, municípios que devem ser atingidos por primeiro.
Autoridades apelam para empresas com carros-pipa e que puderem colaborar que entrem em contato com a Defesa Civil. O governo estadual também publicou o pedido em sua página oficial do Facebook.

deixe seu comentário