Mulheres cooperativas participam do 13º Encontro Estadual
Última atualização 6 de novembro de 2015 - 09:30:58
REGIÃO – Aprendizado, troca de informações, novas experiências. A delegaçÃo da Cooper A1, Sicoob e Auriverde que participou do 13º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas (EEMC), voltou com mais conhecimento sobre cooperativismo, vida em família, o papel da mulher na sociedade, saúde e bem-estar. O evento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC), foi realizado nos dias 29 e 30 de outubro, no Centro de Convenções Oceania Center, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis. Ao todo, 900 pessoas de 32 cooperativas de Santa Catarina participaram.
Na programaçÃo do Encontro, palestras com temas pertinentes ministradas por profissionais renomados, como “Cooperativismo como instrumento de sustentabilidade” com Helda Elaine Völz Bier, “Como viver melhor e ser mais feliz no mundo atual” com Fernando Gomes Pinto, “MobilizaçÃo de potencialidades humanas”, com Nair Onofre, bem como o espetáculo teatral “Essencialmente mulher” do Espaço Sou Arte. “A participaçÃo da família na educaçÃo dos filhos”, com o professor de matemática, psicólogo e mestre em educaçÃo Marcos Meier, esteve entre as palestras mais interativas. Entre os momentos mais animados, a palestra-show motivacional de Carlinhos de Jesus, considerado um ícone da dança no Brasil. O evento contou, ainda, com almoços e jantar/baile de confraternizaçÃo.
O presidente da Cooper A1, Elio Casarin, falou sobre as sólidas ações voltadas as mulheres no cooperativismo. “A mulher é a base da família, e a família é o alicerce das cooperativas. Por isso, nada mais importante do que estas ações de valorizaçÃo, de repasse de conhecimento e, acima de tudo, de motivaçÃo quanto a participaçÃo feminina no cooperativismo”, destaca.
Já o vice-presidente, gerente geral da Cooper A1 e presidente do Sicoob Oestecredi, Lauri Inácio Slomski falou sobre o espaço que a mulher catarinense conquistou no cooperativismo. O dirigente disse que a prova disto, é a consolidaçÃo do Encontro Estadual, que é considerado um dos mais importantes do segmento no Brasil. “Este grande evento mostra a força feminina no cooperativismo de nosso Estado e, ao longo dos anos, fortaleceu a participaçÃo das mulheres no cooperativismo, tornando as cooperativas mais fortes”, ressalta.
FALA, MULHER
A líder do grupo feminino, Claires Allieve, de Riqueza, participou do Encontro pela segunda vez. Para ela, o evento representa valorizaçÃo, oportunidades de troca de experiências, novos conhecimentos e novas amizades. “Voltamos para casa nos sentindo mais valorizadas e com a autoestima melhor”, evidencia.
A integrante do núcleo de Sanga Forte, Mondaí, Luciane Dal Ri Borck, destacou a aquisiçÃo de conhecimentos que poderÃo ser compartilhados. “O Encontro foi muito bom, saímos da rotina, nos sentimos valorizadas e o aprendizado que adquirimos, além da energia positiva, vamos passar para os nossos familiares e colegas de núcleo. Voltamos para casa com ainda mais energia e vontade de trabalhar de forma cooperativa”, comenta.
A vice-secretária da Cooperativa Regional Auriverde, Claudia Schmitt, disse que ações como esta incentivam a participaçÃo da mulher. “Além de possibilitar conhecimentos para aplicar na propriedade, o Encontro de Mulheres oportuniza conhecer novas pessoas, nos proporciona momentos de lazer e faz com que tenhamos mais gosto pelo cooperativismo”, destaca Claudia, que participa do evento pela terceira vez.
deixe seu comentário