Dilair Menin participa do Diálogo Municipalista em busca de solução
Última atualização 23 de outubro de 2015 - 15:34:54
CAIBI – O presidente da AssociaçÃo dos Municípios da RegiÃo de Entre Rios (Amerios) e prefeito de Caibi, Dilair Menin, participou entre os dias 13 e 14 de outubro, do Diálogo Municipalista. Esse evento é promovido pela ConfederaçÃo Nacional dos Municípios (CNM), em parceria com a FederaçÃo Catarinense de Municípios (Fecam), FederaçÃo das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e AssociaçÃo dos Municípios do Paraná (AMP).
De acordo com Menin, diversos assuntos foram abordados durante o Diálogo Municipalista, entre eles, áreas da administraçÃo municipal, judicializaçÃo da saúde; objetivos de desenvolvimento sustentáveis; pacto federativo e recursos para o mandato atual; último ano de mandato e políticas públicas de desenvolvimento econômico; Financiamento da Saúde, compromisso dos Entes Federados; Iniciativas inovadoras na GestÃo Municipal; EducaçÃo – Desafios da gestÃo da educaçÃo municipal; Finanças: Lei de Responsabilidade Fiscal e por último Marco das Organizações NÃo-Governamentais e Sistema de Convênios (Siconv) e Controladoria-Geral da UniÃo.
O prefeito analisa que somente nos nove primeiros meses desse ano, numa comparaçÃo com o ano passado, foram R$ 322 milhões a menos que entraram nos cofres públicos. Ele destaca que os gestores municipais precisam realizar e fazer, pois foram eleitos para isso, com muitas dificuldades financeiras.
Segundo Menin, o Diálogo Municipalista tem por objetivo trazer à luz a realidade vivida hoje pelos municípios com a crise financeira instalada no país e os motivos que levam diversas prefeituras a apertarem o cinto e ajustarem as contas. Durante o evento, os municipalistas apresentarÃo o pacote de proposições entregue ao Congresso Nacional durante a XVIII Marcha de Prefeitos a Brasília, em maio, para a reforma do Pacto Federativo. O documento traz possibilidades de divisÃo do bolo tributário de forma mais justa e igualitária para garantir recursos aos municípios.
deixe seu comentário