Home Chuvas em SC podem ter acumulados superiores a 250mm

Chuvas em SC podem ter acumulados superiores a 250mm

Última atualização 8 de outubro de 2015 - 08:59:30
A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou na manhà desta quarta-feira um boletim atualizado da previsÃo do tempo feito pela Epagri/Ciram para os próximos dias. A perspectiva de chuva pela chegada de uma frente fria que vinha sendo anunciada se confirmou agora com volumes aguardados para o período entre quinta-feira e domingo.

Segundo a Defesa Civil e a Epagri/Ciram, o acumulado nos quatro dias pode ser de mais de 250 milímetros até domingo em algumas regiões do Estado. A instabilidade começa com força nesta quinta e sexta, com chance de temporais isolados, ventania e granizo. Apenas neste dois dias, os totais de chuva podem ser de 150 a 200 milímetros em localidades do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

Essa chuva, segundo a Epagri/Ciram, representa mais do que o esperado para o mês inteiro. No restante do Estado, nestes dois dias, os acumulados devem ficar entre 70 a 80 milímetros, podendo superar os 100 milímetros.

Veja abaixo os acumulados previstos:

Quinta-feira:

50 a 60 mm nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul

Sexta-feira:

50 a 60 mm em média, chegando a 100-120 mm em algumas localidades do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul

No sábado:

30 a 50 mm do Meio Oeste ao Litoral

Domingo:

40 a 50 mm em média do Planalto ao Litoral, chegando a 60-80 mm em algumas localidades

Fonte: Epagri/Ciram

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de sobreaviso

Diante da previsÃo de altos acumulados de chuva no Estado para esta semana, as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estÃo de prontidÃo em Santa Catarina. Os funcionários seguem de sobreaviso diante de qualquer necessidade.

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo:

Permanecer em local seguro e nÃo transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e nÃo manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos:

Evitar o contato com as águas e nÃo dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

deixe seu comentário