Estado terá centro de monitoramento e alerta e investimentos chegam a R$ 30 milhões
Última atualização 2 de outubro de 2015 - 10:33:45
ESTADO – O secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, Milton Hobus, visitou a regiÃo na última semana. Entre as novidades destacadas por ele para a tranquilidade dos 295 municípios do estado, é o investimento de R$ 30 milhões na construçÃo do centro de monitoramento e alerta de SC, o qual prevê, uma série de ações integradas com equipamentos tecnológicos, radares, que devem atuar na prevençÃo de catástrofes da natureza.
Hobus explica que este é um dos maiores investimentos em curso em toda a América Latina, considerando que, no estado de Santa Catarina, a medida trata da tranquilidade e proteçÃo as famílias. Conforme o secretário, todos os municípios do estado serÃo registrados por meio de uma plataforma na web, com seus respectivos dados, informando inclusive ao centro, a organizaçÃo geográfica do espaço onde o município está localizado, se comporta rios e se as áreas oferecem algum tipo de risco à populaçÃo.
O secretário informa que a ideia é dar início à atuaçÃo do centro de monitoramento ainda no segundo semestre de 2016. “Já compramos as plataformas e estamos em fase de levantamento dos pontos de campo em todo estado, bem como, identificando quantas estações meteorológicas temos que instalar ainda”.
Ainda, segundo Hobus, será disponibilizado um aplicativo para celular, onde as pessoas receberÃo informações e alertas diretamente do centro de monitoramento. “É uma grande evoluçÃo, que vai despertar nas pessoas o espírito de autoproteçÃo”, avalia.
Na visita pela regiÃo, o secretário destacou a inauguraçÃo de pontes em diversos municípios e ressaltou o apoio, inclusive financeiro da Defesa Civil aos municípios afetados pelas fortes chuvas nos últimos meses. “Estamos desenvolvendo diversas ações, entre elas, promover a integraçÃo dos municípios para que possam se ajudar mutuamente em períodos de necessidade e pretendemos ainda, até o final deste ano, inaugurar 300 pontes em Santa Catarina”, finaliza.
deixe seu comentário