Home Seleção dos produtores que serão contemplados pelo Programa Leite Saudável inicia em 15 de outubro, alerta Maldaner

Seleção dos produtores que serão contemplados pelo Programa Leite Saudável inicia em 15 de outubro, alerta Maldaner

Última atualização 1 de outubro de 2015 - 13:59:13
O deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Bovinocultura de Leite da Câmara dos Deputados, informa que a seleçÃo dos 80 mil produtores que serÃo contemplados pelo Programa Leite Saudável terá início no próximo dia 15 de outubro. A informaçÃo foi confirmada pelo secretário do Produtor Rural e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha, durante o lançamento do programa, que visa a aumentar a competitividade do setor lácteo e a melhorar a qualidade do leite produzido no Brasil.

“Até 2019, serÃo investidos R$ 387 milhões neste importante programa, que terá sete eixos de atuaçÃo: assistência técnica gerencial, melhoramento genético, política agrícola, sanidade animal, qualidade do leite, marco regulatório e ampliaçÃo de mercados. O pacote de ações anunciado nesta terça-feira pela ministra Kátia Abreu visa elevar a renda dos produtores com investimentos na melhoria da produtividade e da qualidade do leite, além de promover a ampliaçÃo do consumo interno e a abertura de novos mercados externos”, explica Maldaner.
O secretário Caio Rocha explicou que os agricultores selecionados terÃo de atender a critérios técnicos, como produzir ao menos 50 litros de leite por dia, e apresentar estrutura mínima para receber assistência técnica, cursos de gestÃo e pacote tecnológico, como inseminaçÃo artificial. Os laticínios e as cooperativas locais, juntamente com o Sebrae e o Senar, auxiliarÃo na seleçÃo desses produtores.
Em Santa Catarina, de acordo com Maldaner, o programa atenderá a quase 70 municípios do Oeste catarinense – maior bacia leiteira do Estado. “A estimativa do ministério repassada pelo secretário Caio Rocha é de destinar R$ 66,8 milhões em assistência técnica e extensÃo rural para o nosso Estado até 2019, beneficiando aproximadamente 15 mil propriedades e chegando até 52% do rebanho total de Santa Catarina, que hoje supera 458 mil cabeças”, explica o deputado.

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o programa foi criado pelo Mapa com foco nos cinco maiores produtores de lácteos do País: Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul. Juntos, estes Estados respondem por 72,6% da produçÃo nacional. “Trata-se de uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento deste setor tÃo importante, que agrega renda e tem como protagonista o nosso agricultor familiar”, destaca Maldaner.
Em Santa Catarina, os municípios que serÃo contemplados pelo programa incluem Abelardo Luz; Anchieta; Bom Jesus do Oeste; Caibi; Campo Erê; Chapecó; Coronel Martins; Cunha PorÃ; Cunhataí; Descanso, Dionísio Cerqueira; Faxinal dos Guedes; Formosa do Sul; Guaraciaba; Iporà do Oeste; Ipuaçu; Ipumirim; Iraceminha; Irati; Itá; Itapiranga; Jaborá; Joaçaba; Jupiá; Lindóia do Sul; Luzerna; Maravilha; Mondaí; Nova Erechim; Novo Horizonte; Ouro Verde; Palma Sola; Paraíso; Peritiba; Pinhalzinho; Piratuba; Planalto Alegre; Quilombo; Rio das Antas; Riqueza; Salto Veloso; Santa Terezinha do Progresso; SÃo Carlos; SÃo Domingos; SÃo JoÃo do Oeste; SÃo Miguel do Oeste; Saudades; Seara; Serra Alta; Sul Brasil; Tigrinhos; Treze Tílias; Tunápolis; UniÃo do Oeste; VargeÃo; Xavantina; Xaxim; Concórdia; Coronel Freitas; Palmitos; SÃo José do Cedro; e SÃo Lourenço do Oeste.

deixe seu comentário