Marte tem "córregos" de água salgada, afirma Nasa
Última atualização 29 de setembro de 2015 - 10:16:19
A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) descobriu a existência de “córregos” de água salgada em Marte. A descoberta fortalece a possibilidade do planeta ser habitado por micróbios.
O detalhamento da descoberta será feito pela Nasa a partir das 12h30min desta segunda-feira. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira, no site da revista cinetífica Nature Geoscience. O estudo foi liderado por Lujendra Ojha, do Instituto de Tecnologia da Georgia, em Atlanta.
Conforme o estudo da agência, algumas montanhas de Marte possuem veios estreitos de água salgada escorrendo em suas encostas, o que aumenta a possibilidade de que exista alguma forma de vida no planeta. “Determinar se existe água líquida na superfície marciana é central para a compreensÃo do ciclo hidrológico e potencial para a vida existente em Marte”, informa o estudo.
As formações já haviam sido reveladas em imagens de Marte, mas só agora há evidências do fenômeno. Os dados foram colhidos por uma espaçonave da Nasa. “Analisamos dados espectrais da sonda Mars Reconnaissance Orbiter em quatro locais diferentes”, diz a pesquisa. Em todos esses locais, foram encontrados “córregos” com sais hidratados, como clorato de magnésio, perclorato de magnésio e perclorato de sódio.
Esses “córregos” sÃo faixas estreitas de água em forma líquida, com menos de 5 metros de largura, que aparecem durante as estações quentes em certas regiões marcianas. Os fluxos d'água crescem e se aprofundam no verÃo, mas depois encolhem e somem no inverno. Como o ano marciano tem 687 dias, as estações duram o dobro.
Os cientistas nÃo conseguiram confirmar a natureza do fenômeno, pois a resoluçÃo das imagens das melhores sondas nÃo permitia a visÃo nítida dessas formações. Uma das hipóteses é que esses fluxos sejam formados pelo gelo que derrete no verÃo marciano. Outras sÃo que possa haver algum aquífero subterrâneo ou que a água se forme a partir da atmosfera.
deixe seu comentário