Home Epagri lança quatro novas variedades de aipim em Santa Catarina

Epagri lança quatro novas variedades de aipim em Santa Catarina

Última atualização 28 de setembro de 2015 - 09:41:20
Quatro novos tipos de aipim foram lançados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e ExtensÃo Rural de Santa Catarina (Epagri). As variedades apresentaram boa produtividade e uma maior resistência às principais doenças que afetam a cultura.

Foram muitos experimentos até chegar às quatro variedades: Uirapuru, Ajubá, Sempre Pronto e Guapo. O trabalho começou em 2007 com a seleçÃo e avaliaçÃo de 153 acessos do Banco de Germoplasma de Mandioca da Epagri.

Os testes foram feitos em pelo menos 12 cidades catarinenses, com condições climáticas diferentes e vários tipos de solo. “Fizemos uma primeira seleçÃo de 153 materiais internamente. Desses, ficamos com 32 e levamos para propriedades dos agricultores. Fizemos avaliações durante quatro anos”, afirma pesquisador Enilto Neubert.

O lançamento foi realizado na sexta-feira (25) na EstaçÃo Experimental de Urussanga, no Sul do estado, com a presença de produtores de várias cidades, que receberam ramas.

“O aipim é de todas as atividades na agricultura familiar a que mais permite uma agregaçÃo de valor com baixo custo inicial para o empreendimento”, diz Neubert.

Variedades

Os novos tipos da raiz sÃo recomendados para cozinhar, além de fornecer polpa de boa qualidade para a fabricaçÃo de produtos derivados.

O Uirapuru tem polpa amarela e rápido cozimento. Durante o experimento, destacou-se nos cultivos em Antônio Carlos, Biguaçu, Guaraciaba e Itajaí. O Ajubá também possui polpa amarela e cozinha bem em determinadas épocas do ano. Ele apresentou melhores resultados em Biguaçu, Guaraciaba, Jaraguá do Sul e Praia Grande.

Com polpa branca, o diferencial do Sempre Pronto é o rápido cozimento, característica que tende a se manter por um maior período do ano. Esse aipim se destacou nos experimentos em Jaraguá do Sul, Praia Grande, Biguaçu, Chapecó, Içara, Itajaí, Joinville e Treze de Maio.

Também de polpa branca, o Guapo, que cozinha bem em determinadas épocas do ano, foi bem avaliado para a produçÃo de aipim na forma de palito. Apresentou melhor desempenho em Antônio Carlos, Araranguá, Biguaçu, Chapecó, Guaraciaba, Içara, Itajaí e Treze de Maio.


deixe seu comentário