Home Casos de dengue em Santa Catarina crescem 5.140% em relação ao ano passado

Casos de dengue em Santa Catarina crescem 5.140% em relação ao ano passado

Última atualização 24 de setembro de 2015 - 09:55:28
Nos sete primeiros meses de 2015, já foram registrados 1.350.406 casos de dengue. O número representa um aumento de 129% em relaçÃo a todo o ano de 2014, quando foram apontados 589.107 episódios, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde[1].
Em Santa Catarina, até 1º de agosto, foram registrados 4.402 casos de dengue, o que pode ser considerado pouco quando analisados os dados nacionais, no entanto, este montante representa um crescimento de 5.140% no número de casos do mesmo período do ano passado, que nÃo chegaram a 100, sÃo cerca de 52 vezes mais. O Estado é que apresentou maior aumento de casos registrados em todo o país.
Problema de saúde pública
O Brasil é o País número 1 em dengue e a incidência da doença cresce a cada semana.
Entre as doenças que sÃo transmitidas por mosquitos, atualmente a dengue é que a mais se dissemina no mundo e está presente em mais de 100 países, que representam quase metade da populaçÃo mundial. A dengue pode causar surtos imprevisíveis, que podem levar à paralisaçÃo dos sistemas locais de saúde e causar transtornos à vida da comunidade, como o fechamento de escolas e parques públicos, bem como a ausência prolongada ao trabalho.
NÃo há tratamento ou prevençÃo específica para a dengue. O alívio dos sintomas é feito por meio de medicamentos como analgésicos, antitérmicos e hidrataçÃo, conforme orientaçÃo médica.
A dengue é uma doença que traz grande impacto médico, social e econômico. Além de medidas de prevençÃo para combater o mosquito, uma vacina contra dengue, eficaz e segura, será uma importante ferramenta de saúde pública para o controle da doença.

deixe seu comentário