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Cortes no Orçamento Federal ameaçam obras nas rodovias de SC

Última atualização 8 de setembro de 2015 - 10:43:01
Os cortes anunciados pelo governo federal para 2015 e 2016 já atingem obras nas rodovias de Santa Catarina. Conforme o orçamento da UniÃo para o ano que vem, a duplicaçÃo da BR- 280, os contornos ferroviários de Joinville e de SÃo Francisco do Sul e a duplicaçÃo da BR-470 estÃo ameaçados. O plano do orçamento tem uma previsÃo de déficit de R$ 30 bilhões, com cortes em diversos setores em todo o país. O projeto ainda pode ser alterado a qualquer momento, desde que se tenha recurso disponível.

Neste ano, a UniÃo havia reservado R$ 120 milhões para a ampliaçÃo da BR-280, o que permitiu o início das obras em dois dos três lotes. Mas para 2016 a previsÃo foi reduzida para R$ 31,8 milhões, o que afetará o início da duplicaçÃo entre SÃo Francisco e Araquari – lote nÃo iniciado e que depende de desapropriações.

Em relaçÃo aos contornos ferroviários, em 2015 foram destinados R$ 70 milhões para a obra em Joinville e R$ 40 milhões para SÃo Francisco – as duas construções estÃo paradas desde 2011 para adequaçÃo dos projetos. Na proposta enviada ao Congresso Nacional na semana passada, foram reservados apenas R$ 1 milhÃo para cada um dos contornos.

A duplicaçÃo da BR-470 também está na lista de cortes no orçamento de 2016. Dos R$ 100 milhões previstos para este ano, foram orçados apenas R$ 64,1 milhões – quase 30% a menos para 2016. Desta forma, a continuidade dos trabalhos, que ainda depende de desapropriações, fica ameaçada.

Trânsito fica mais lento para obras na ponte sobre o Rio Itajaí-Mirim

De acordo com o orçamento da UniÃo, a Via Expressa Portuária de Itajaí também teve cortes. O orçamento passou de R$ 9 milhões em 2015 para apenas R$ 500 mil no ano que vem.

Corte atinge todos os ministérios

Segundo o Ministério do Planejamento a contençÃo garante o término das obras que estÃo com ao menos 70% de andamento, sendo que as demais terÃo adequaçÃo do cronograma. O principal plano de investimentos do governo federal, o Programa de AceleraçÃo do Crescimento (PAC) sofreu corte de R$ 25,9 bilhões, equivalente a uma reduçÃo de 37% no Orçamento de 2015.

Como vai ficar a BR-101

Trecho sul da BR-101

Apesar dos cortes, na BR-101 Sul, o DNIT/SC garante a continuidade das obras complementares em andamento no Morro do FormigÃo e da conclusÃo da ponte sobre o Rio TubarÃo até dezembro deste ano. O DNIT nÃo foi localizado pela reportagem para comentar os cortes previstos para 2015 e 2016.

Morro do FormigÃo

O DNIT garante que as obras de acesso ao túnel do Morro do FormigÃo terÃo início em setembro. As obras foram contratadas em Regime Diferenciado de ContrataçÃo Integrada e os projetos básicos e executivos fazem parte do contrato. Em julho, uma das pistas do túnel foi liberada.

Ponte Cavalcanti

A estimativa de que a obra de construçÃo da ponte em TubarÃo seja concluída em dezembro. A obra está na fase de instalaçÃo das vigas para sustentaçÃo da pista da BR-101 Sul sobre o Rio TubarÃo.

Morro dos Cavalos

O DNIT aguarda a posiçÃo do Ibama sobre os programas ambientais. Os dois túneis deverÃo ter 2,2 quilômetros cada. A previsÃo é lançar o edital de obra ainda no segundo semestre deste ano. O prazo para execuçÃo da obra é de três anos.


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