Home Lombadas eletrônicas em São Carlos foram desativadas para gerar ‘economia ao município’

Lombadas eletrônicas em São Carlos foram desativadas para gerar ‘economia ao município’

Última atualização 4 de setembro de 2015 - 14:52:37
SÃO CARLOS – Nove lombadas eletrônicas instaladas nas rodovias do município de SÃo Carlos estÃo desativadas há quase um mês, devido ao cancelamento do contrato entre a AdministraçÃo Municipal e a empresa que prestava o serviço de manutençÃo dos equipamentos Focalle Engenharia Viária. Segundo o prefeito Cleomar Weber Kuhn, foi cancelado o contrato com a empresa responsável e um investimento em lombadas físicas está sendo analisado.
De acordo com o prefeito o contrato com a empresa responsável foi cancelado devido a inviabilidade da manutençÃo dos equipamentos e pelo déficit que elas geravam para o município, já que, segundo ele o valor mensal de locaçÃo variava em torno de R$ 20 mil. “O contrato era em forma de locaçÃo do equipamento por faixa e a arrecadaçÃo que acontece diante das multas pagas nÃo chega a pagar 50% do valor da locaçÃo”, declara.
As câmeras e painéis luminosos (displays) foram retiradas dos controladores de velocidade, entretanto a estrutura metálica e as placas de sinalizaçÃo permanecem instaladas no trecho da SC 283, no perímetro. “Ainda nÃo foi solicitado a retirada dos equipamentos, a estrutura ainda se encontra no local ate porque ainda de certa forma atende a funçÃo de reduçÃo de velocidade. Se o pessoal nÃo sabe que elas nÃo estÃo multando ainda é melhor do que quando souber”, argumenta o prefeito.
Ele explica que mesmo nÃo funcionando a estrutura cumpre a funçÃo de reduzir a velocidade. “A estrutura está atendendo pelo menos a reduçÃo de velocidade o que acontece é que nÃo gera multa, nÃo gera ônus para o município, mas o pessoal reduz a velocidade entÃo atende também a principal necessidade municipal que é típica”, declara.

ESTRUTURAS SERÃO RETIRADAS

Com o cancelamento do contrato com a empresa responsável pela locaçÃo e fornecimento de equipamentos eletrônicos para monitoramento de velocidade de veículos as estruturas serÃo retiradas. Segundo o engenheiro civil da Focalle Engenharia Viária, Neivo Noras Junior, até o fim de setembro todas as estruturas serÃo retiradas do município, que hoje possui 11 faixas monitoradas. “A prefeitura pediu para cancelar todo o contrato, por corte de gastos. Em 2013 quando iniciamos os trabalhos, foram implantados 19 radares, e com o passar do tempo, foi havendo reduçÃo no contrato e alguns radares foram desligados”, alega.
Junior menciona que a rescisÃo do contrato foi por vontade de uma parte, que é da prefeitura e o contrato foi recendido antes do prazo. “Apenas locávamos os equipamentos, e por problemas financeiros relatados pelo prefeito, eles foram cancelados. Mas as cláusulas do contrato sobre a rescisÃo estÃo com o nosso Departamento Jurídico para análise”, declara
Para coibir que os veículos andam em alta velocidade, Kuhn informa que investimento na implantaçÃo de lombadas físicas está sendo analisado. “Tem todo um levantamento junto ao Conselho Municipal de Trânsito e estaremos fazendo a implantaçÃo de lombadas físicas. NÃo sabemos se será em todos os pontos aonde tinha a lombada eletrônica, pois estamos estudando a situaçÃo. A previsÃo é que até o fim de setembro sejam implantadas as lombadas físicas”, informa o prefeito.

deixe seu comentário