Home Exportações ajudam a manter bom desempenho do agronegócio de SC

Exportações ajudam a manter bom desempenho do agronegócio de SC

Última atualização 31 de agosto de 2015 - 10:21:01
agronegócio de Santa Catarina trabalha em descompasso com a crise que afeta muitos setores da economia brasileira. De acordo com a FederaçÃo da Agricultura de Santa Catarina, a produçÃo de leite deve crescer em 6% este ano no estado. Já setores como avicultura, suinocultora e o cultivo de grÃos permanecerÃo estáveis em 2015.

Economistas afirmam que o setor no estado está aquecido e é segurado, em grande parte, pelas exportações para países como a Rússia. Por isso, o agronegócio acaba sendo um dos menos afetados pelos problemas econômicos.

Para o economista Nazareno Schmoeller, as empresas que têm condições de investir e inovar neste momento, conseguirá sair mais forte e ampliar sua atuaçÃo. Uma empresa de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, agiu assim e ampliou a produçÃo. Há pouco mais de um ano, ela começou a investir em uma nova linha de produtos: quatro tipos de presuntos e salames.

Para fazer o maior investimento dos últimos 67 anos, máquinas de última geraçÃo chegaram da Europa e foram instaladas em uma área de 8 mil metros quadrados. A ampliaçÃo da fábrica custou R$ 70 milhões: 87% do valor do projeto foi finaciado e o restante é dinheiro do caixa.

“A gente às vezes olhava essa obra ali que levou um ano e dois meses pra fazer. [e] a gente ficava assim bastante preocupado, mas acredita que na hora de crise é que a gente acha as grandes soluções”, afirma a presidente da empresa Irani Pamplona

Com a ampliaçÃo da linha de produçÃo, 120 pessoas foram contratadas e já estÃo trabalhando. Entre elas, está o gaúcho Diogo Perlin, que trocou a terra natal para morar em Santa Catarina. Ele comemora o novo posto e o aumento de salário: “Melhorou, posso dizer que aumentou em torno de 30% do que eu ganhava antes”, explica.


deixe seu comentário