CCJ aprova admissibilidade da PEC da deputada Luciane que aumenta recursos para a Udesc
Última atualização 26 de agosto de 2015 - 08:39:42
A ComissÃo de ConstituiçÃo e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou na manhà desta terça-feira (25) a admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional 11.1/2015, de autoria da deputada estadual Luciane Carminatti, que destina 20% dos recursos financeiros do duodécimo dos Poderes (Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado) para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
“Queremos que parte dos recursos devolvidos espontaneamente a cada ano pelos Poderes e órgÃos públicos estaduais ao Governo do Estado sejam aplicados na Udesc, especificamente na consolidaçÃo do Centro Educacional do Oeste (CEO), para fortalecer essa instituiçÃo na regiÃo oeste catarinense e ampliar o acesso dos alunos aos cursos públicos superiores”, defende Luciane.
Em 2013, a devoluçÃo de recursos nÃo utilizados pelos órgÃos e Poderes, entre eles a Assembleia Legislativa, foi de R$ 104,1 milhões, e no ano de 2014 R$ 80 milhões foram devolvidos ao Estado. Segundo Luciane, a defesa é a aplicaçÃo como prioridade na saúde e educaçÃo.
“Se a PEC for aprovada, significa que a Udesc passa a receber anualmente 20% desses recursos, para fortalecer o processo de interiorizaçÃo, fundamental para o desenvolvimento da educaçÃo superior e, por consequência, alavancar o desenvolvimento do Estado”, salienta a deputada, enfatizando que o repasse atual dos recursos financeiros do Tesouro do Estado tem sido insuficiente para viabilizar a interiorizaçÃo da Udesc com qualidade e responsabilidade.
deixe seu comentário