Home "Olesc poderá ocorrer, mas com orçamento reduzido", garante Governador a deputados

"Olesc poderá ocorrer, mas com orçamento reduzido", garante Governador a deputados

Última atualização 20 de agosto de 2015 - 09:26:50
Diante do questionamento da deputada estadual Luciane Carminatti e de parlamentares de diferentes partidos, nesta semana, na tribuna da Assembleia Legislativa, o Governo de Santa Catarina acenou que poderá voltar atrás no cancelamento da 15ª ediçÃo dos Jogos da Juventude de Santa Catarina (Olesc) e dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), previstos para ocorrer neste segundo semestre. “Por uma decisÃo arbitrária e justificativa inaceitável, o Governo do Estado cancelou os jogos sem se preocupar com os atletas e profissionais que se prepararam desde o início do ano para a competiçÃo. Após nossa reivindicaçÃo, o governador Raimundo Colombo disse hoje que está revendo a decisÃo e que possivelmente manterá as competições, mas com algumas mudanças e orçamento reduzido, ainda em análise”, afirma Luciane.

Lamentando o cancelamento da Olesc e do Parajesc, a parlamentar que é vice-presidente da ComissÃo de EducaçÃo, Cultura e Desporto da Alesc, comparou o ocorrido ao momento em que o Brasil vive no esporte. Nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto (Canadá), que terminaram no último sábado, o Brasil alcançou o melhor rendimento em toda a história, com 257 medalhas. “96,8% dos atletas recebem incentivo do Governo Federal, e é lamentável que Santa Catarina esteja na contramÃo desse processo”, ressaltou Luciane, reforçando o posicionamento do Conselho Regional de EducaçÃo Física de Santa Catarina (CREF3/SC), da defesa do esporte como fenômeno cultural e educativo, fundamental para a construçÃo de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Outro exemplo de superaçÃo foi a conquista do Brasil em primeiro lugar na WorldSkills 2015, a maior competiçÃo de educaçÃo profissional do mundo que reuniu em SÃo Paulo os melhores estudantes, selecionados em olimpíadas de educaçÃo profissional. “SÃo exemplos de que investir e incentivar jovens e crianças a se desafiarem faz a diferença. Na WorldSkills, dos 31 medalhistas, 25 competidores têm formaçÃo pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), incluídos os 11 jovens que ganharam medalha de ouro”, comemorou Luciane.

No início da semana, Luciane apresentou uma nota de repúdio ao Governo do Estado pelo cancelamento da Olesc e do Parajesc, pelo desrespeito aos atletas, professores, técnicos e ao Conselho de desporto que nÃo foi consultado e também pelos argumentos nada convincentes apresentados pelo Governo. “Se é verdade que nÃo há disponibilidade de alojamento em funçÃo da greve, as escolas municipais e particulares nÃo dÃo conta? Se é problema é financeiro, que critérios foram utilizados para definir as verbas destinadas a outros eventos? Ou entÃo foi falta de planejamento, se até há poucos dias estava tudo confirmado”, criticou a parlamentar.

deixe seu comentário