Jovens da Cooper A1 recebem diploma em educação cooperativista
Última atualização 7 de agosto de 2015 - 15:41:54
REGIÃO – Vinte jovens, associados ou filhos de associados da Cooper A1, se formaram na quinta-feira, dia 30, no programa educativo Jovens Lideranças Cooperativistas (JovemCoop). O evento foi realizado em Cunha PorÃ, junto com as turmas das cooperativas Cooperitaipú e Auriverde. A formatura contou com a presença dos presidentes das cooperativas e dos familiares dos formandos. O JovemCoop é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) em parceria com as cooperativas.
O presidente da Cooper A1, Elio Casarin, afirmou que o cooperativismo tem como missÃo central promover a educaçÃo das pessoas. Casarin ressaltou que o JovemCoop é uma importante ferramenta de formaçÃo, que promove muito mais do que conhecimento técnico e gerencial, mas, sobretudo, social e cultural, formando jovens mais conscientes sobre seu papel na sociedade. “Estes jovens receberam educaçÃo cooperativista, que contribui com a formaçÃo de pessoas mais solidárias, justas e preparadas para enfrentar os desafios do presente e do futuro”, declara. Casarin destacou, ainda, a formaçÃo de lideranças nos empreendimentos cooperativismos, pensando na sustentabilidade das cooperativas.
O JovemCoop, programa totalmente gratuito, iniciou na Cooper A1 em junho de 2014, e teve como foco o empreendedorismo e protagonismo juvenil. O conteúdo abordou a educaçÃo cooperativista, desenvolvimento pessoal e relacionamento com a família e comunidade, gestÃo das propriedades rurais e o negócio cooperativo. Além disso, os jovens passaram a conhecer o ambiente cooperativo na qual estÃo inseridos.
O coordenador do setor de promoçÃo social da A1, Lucinei Rodrigo Bohn, explica que a turma de 20 jovens da Cooper A1, que segue formada dentro dos princípios cooperativistas, permaneceu estudando por cerca de um ano, com encontros quinzenais. As aulas foram centralizadas na unidade de Iporà do Oeste. Ao todo, foram 12 módulos de curso, totalizando 196 horas de formaçÃo. “Foi um trabalho intensivo na busca por formar empresários rurais de sucesso e cidadÃos cientes dos valores cooperativistas”, destaca.
deixe seu comentário