“Nós já temos uma experiência acumulada ao longo dos anos com as situações de emergência. EntÃo, como sÃo muitos municípios, o que precisamos agora é regular o processo. Há uma participaçÃo importante do Ministério da IntegraçÃo Nacional, por meio da Defesa Civil Nacional, e da Defesa Civil de Santa Catarina. Os prefeitos estÃo entregando os planos de trabalho para recuperaçÃo, com as demandas financeiras, que passam agora por uma avaliaçÃo técnica para garantir a liberaçÃo. Depois de trabalhar com a emergência, aquele socorro imediato, passamos agora para ajudar na reconstruçÃo. E esse processo de levantamento junto às prefeituras é necessário para fazer justiça de forma organizada, o município mais atingido recebe os valores maiores, e os menos atingidos recebem valores menores”, explicou o governador Colombo.
O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, afirmou que o material recebido pelas prefeituras será analisado para ser entregue em Brasília na próxima semana, junto ao Ministério da IntegraçÃo Nacional, com a meta de definir a forma de parceria para a liberaçÃo dos recursos e ainda neste mês dar o retorno aos municípios. “Independentemente disso, muitos municípios já estÃo recebendo ajuda para que possam tomar medidas como recuperar as estradas e reabrir acessos. Esses trabalhos continuam”, acrescentou.
O secretário lembrou, ainda, que um dos principais problemas ocasionados no Oeste foi a perda de pontes, prejudicando o transporte da produçÃo agrícola de propriedades rurais do interior dos municípios.
Para o prefeito de Coronel Freitas, Mauri José Zucco, um dos participantes da reuniÃo, o encontro foi bastante produtivo. “Estamos caminhando com passos firmes, com perspectiva de soluções para os nossos problemas. Vamos receber ajuda dos governos federal e estadual. Já tivemos ajuda da Defesa Civil no atendimento emergencial, depois liberando combustível e recursos para reconstruir bueiros. Estamos caminhando, mas o problema é grande e nós temos muita coisa para ser corrigida, precisamos fazer passo por passo os procedimentos necessários para garantir o máximo de ajuda possível”, avaliou.
deixe seu comentário