Casa da Memória de São Carlos está participando de pesquisas arqueológicas
Última atualização 31 de julho de 2015 - 10:43:33
SÃO CARLOS – A Casa da Memória de SÃo Carlos foi convidada para participar da nova etapa de escavações no sítio arqueológico localizado próximo
à Usina da Foz de Chapecó. A nova etapa do projeto Primeiros Povoamentos do Alto Rio Uruguai (Poparu) vai retornar no mês de agosto. O projeto corresponde a uma missÃo franco-brasileira de pesquisa arqueológica que visa estudar as mais antigas ocupações humanas na regiÃo e conta com o apoio financeiro do Ministério das Relações Exteriores da França.
Sob a responsabilidade do Ceom/Unochapecó e do Museu de História Natural da França, o projeto já revelou detalhes da pré-história da regiÃo. Segundo a arqueóloga e responsável pelo Ceom, Mirian Carbonera, no primeiro ano do projeto, em 2014, foram recuperados pouco mais de um mil objetos, artefatos de pedra lascada e fragmentos de antigos vasos de cerâmica. Tais artefatos estÃo sob a guarda do Ceom, no município de Chapecó.
De acordo com a pesquisadora, os estudos em laboratório ainda estÃo em fase inicial, no entanto, já se obteve novas datações do sítio. “Com ela foi possível chegar a mais de nove mil anos, para as camadas onde sÃo encontrados os vestígios dos povos caçadores-coletores. Essa data é mil anos mais antiga do que as datações que já haviam sido realizadas na área”, revela.
Para o diretor da Casa da Memória de SÃo Carlos, Alecssandro Scalcon, é importante para a instituiçÃo participar de mais uma etapa desse distinto projeto. “Estamos contribuindo com o projeto, pois ele é imprescindível para o conhecimento das populações pré-históricas de nossa regiÃo. No ano passado, além de pessoal para ajudar nas escavações, a Casa da Memória promoveu importante palestra com os arqueólogos responsáveis pelo projeto, os quais sanaram uma porçÃo de dúvidas da comunidade local sobre assuntos dessa natureza”, comenta
deixe seu comentário