Ministro da Previdência afirma que quer fortalecer parceria com os Jornais do Interior
Última atualização 22 de junho de 2015 - 10:30:06
Nascido em Araçatuba, no interior do Estado de SÃo Paulo, o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, falou com propriedade sobre visÃo que o Poder Público Federal tem do Interior do país. Ele foi um dos palestrantes da abertura do 43º Congresso da AssociaçÃo dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e V Encontro Nacional dos Jornais do Interior, na noite desta sexta-feira (19), em Florianópolis (SC).
“Quando eu morava em Araçatuba, lia os jornais de lá. E, ainda hoje, continuo acompanhando as notícias da minha cidade, pela Internet, porque é lá que a gente, que é do Interior, se vê”, confidenciou Gabas. “SÃo os Jornais do Interior que conversam com os moradores das cidades, porque nem todo mundo tem acesso aos grandes jornais”, argumentou o ministro aos cerca de 600 proprietários e colaboradores de jornais de todo o Brasil que acompanharam a solenidade de abertura. “Vou sugerir fortalecer essa parceria, usar os jornais para publicar as notícias, comprar os seus espaços na mídia”, afirmou.
Ministro da Previdência Social, Carlos Gabas (Foto: DivulgaçÃo)
Em pleno processo de reformulaçÃo do atual modelo de aposentadoria no Brasil, o ministro fez questÃo de aceitar o convite de palestrar no Congresso da Adjori. Ele explica que quer estreitar os laços com os Jornais do Interior e que vai levar esta mensagem ao Governo Federal. “Se nó queremos nos comunicar com as comunidades, precisamos fazer isso através dos Jornais do Interior, que sÃo aqueles que interagem com a comunidade de uma maneira efetiva”, justificou Gabas.
“Eu acredito que a vida acontece nÃo na UniÃo ou nos estados. A vida acontece nos municípios. As políticas públicas precisam ser efetivadas nas cidades. É onde as pessoas vivem, é onde elas querem se ver. Precisamos trabalhar numa desconcentraçÃo das notícias e os Jornais do Interior têm um potencial enorme pra isso”, reforçou o ministro.
O veto ao chamado Fator Previdenciário, na quarta-feira (17), também foi comentado pelo ministro durante a palestra. “O Brasil tem um dos modelos de proteçÃo social mais eficazes do mundo. Muitos entendem que nÃo tem nada com ela, que é algo do governo, mas a previdência é um patrimônio do trabalhador e é preciso zelar por ela. A previdência precisa sobreviver para as próximas gerações, para os nossos filhos, os nossos netos”, destacou o ministro.
O ministro da Previdência, Carlos Gabas, é servidor de carreira do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Foi o primeiro servidor do INSS a se tornar ministro da Previdência Social, cargo que ocupou no período de 31 de março de 2010 a 3 de janeiro de 2011. É pós-graduado em GestÃo de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade Federal de Madri Alcalá de Henares (Espanha) e possui especializaçÃo em GestÃo de Qualidade, com foco no Atendimento do Serviço Público, na ENAP e FGV.
O ministro tem formaçÃo em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica Salesiana de Araçatuba (SP), cidade onde nasceu, em 1965, e atuou como bancário e Ingressou no Serviço Público Federal, em 1986, por meio de concurso realizado em março de 1985, no cargo de Agente Administrativo do extinto IAPAS que, junto com o INPS, deu origem ao atual INSS. Desde o início, contribuiu para a organizaçÃo sindical da categoria previdenciária. Em janeiro de 2003, a convite do entÃo Ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, tornou-se Superintendente Estadual do INSS em SÃo Paulo. Em 2005, foi nomeado para a Secretaria-Executiva do Ministério da Previdência Social. Como presidente da OrganizaçÃo Iberoamericana de Seguridade Social, já representou o Brasil em vários eventos internacionais.
Apoio
O congresso tem como apoiadores a CNC, o Governo do Estado (Secom e Santur), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Aurora Alimentos e a Gran Mestri (Cedrense). A Gráfica Riosul, o CostÃo do Santinho Resort, a Arte Máxima Troféus, a Suita Sistemas e a Leboss Delicatessen sÃo parceiros deste evento.
deixe seu comentário