Home Ministro da Previdência afirma que quer fortalecer parceria com os Jornais do Interior

Ministro da Previdência afirma que quer fortalecer parceria com os Jornais do Interior

Última atualização 22 de junho de 2015 - 10:30:06
Nascido em Araçatuba, no interior do Estado de SÃo Paulo, o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, falou com propriedade sobre visÃo que o Poder Público Federal tem do Interior do país. Ele foi um dos palestrantes da abertura do 43º Congresso da AssociaçÃo dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e V Encontro Nacional dos Jornais do Interior, na noite desta sexta-feira (19), em Florianópolis (SC).
“Quando eu morava em Araçatuba, lia os jornais de lá. E, ainda hoje, continuo acompanhando as notícias da minha cidade, pela Internet, porque é lá que a gente, que é do Interior, se vê”, confidenciou Gabas. “SÃo os Jornais do Interior que conversam com os moradores das cidades, porque nem todo mundo tem acesso aos grandes jornais”, argumentou o ministro aos cerca de 600 proprietários e colaboradores de jornais de todo o Brasil que acompanharam a solenidade de abertura. “Vou sugerir fortalecer essa parceria, usar os jornais para publicar as notícias, comprar os seus espaços na mídia”, afirmou.

Ministro da Previdência Social, Carlos Gabas (Foto: DivulgaçÃo)
Em pleno processo de reformulaçÃo do atual modelo de aposentadoria no Brasil, o ministro fez questÃo de aceitar o convite de palestrar no Congresso da Adjori. Ele explica que quer estreitar os laços com os Jornais do Interior e que vai levar esta mensagem ao Governo Federal. “Se nó queremos nos comunicar com as comunidades, precisamos fazer isso através dos Jornais do Interior, que sÃo aqueles que interagem com a comunidade de uma maneira efetiva”, justificou Gabas.
“Eu acredito que a vida acontece nÃo na UniÃo ou nos estados. A vida acontece nos municípios. As políticas públicas precisam ser efetivadas nas cidades. É onde as pessoas vivem, é onde elas querem se ver. Precisamos trabalhar numa desconcentraçÃo das notícias e os Jornais do Interior têm um potencial enorme pra isso”, reforçou o ministro.
O veto ao chamado Fator Previdenciário, na quarta-feira (17), também foi comentado pelo ministro durante a palestra. “O Brasil tem um dos modelos de proteçÃo social mais eficazes do mundo. Muitos entendem que nÃo tem nada com ela, que é algo do governo, mas a previdência é um patrimônio do trabalhador e é preciso zelar por ela. A previdência precisa sobreviver para as próximas gerações, para os nossos filhos, os nossos netos”, destacou o ministro.
O ministro da Previdência, Carlos Gabas, é servidor de carreira do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Foi o primeiro servidor do INSS a se tornar ministro da Previdência Social, cargo que ocupou no período de 31 de março de 2010 a 3 de janeiro de 2011. É pós-graduado em GestÃo de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade Federal de Madri Alcalá de Henares (Espanha) e possui especializaçÃo em GestÃo de Qualidade, com foco no Atendimento do Serviço Público, na ENAP e FGV.
O ministro tem formaçÃo em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica Salesiana de Araçatuba (SP), cidade onde nasceu, em 1965, e atuou como bancário e Ingressou no Serviço Público Federal, em 1986, por meio de concurso realizado em março de 1985, no cargo de Agente Administrativo do extinto IAPAS que, junto com o INPS, deu origem ao atual INSS. Desde o início, contribuiu para a organizaçÃo sindical da categoria previdenciária. Em janeiro de 2003, a convite do entÃo Ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, tornou-se Superintendente Estadual do INSS em SÃo Paulo. Em 2005, foi nomeado para a Secretaria-Executiva do Ministério da Previdência Social. Como presidente da OrganizaçÃo Iberoamericana de Seguridade Social, já representou o Brasil em vários eventos internacionais.

Apoio
O congresso tem como apoiadores a CNC, o Governo do Estado (Secom e Santur), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Aurora Alimentos e a Gran Mestri (Cedrense). A Gráfica Riosul, o CostÃo do Santinho Resort, a Arte Máxima Troféus, a Suita Sistemas e a Leboss Delicatessen sÃo parceiros deste evento.

deixe seu comentário